Instituto Guaicuy

People

Ao longo dos anos, o Instituto Guaicuy/Projeto Manuelzão vem desempenhando atividades que buscam a abordagem multidisciplinar, intersetorial, interinstitucional e principalmente entre saberes populares e conhecimentos científicos. Esse trabalho busca articular a sociedade civil com o poder público e usuários de água, através da estruturação de Núcleos de mobilização populares para discussões socioambientais organizados por microbacias hidrográficas.

Essa iniciativa, com abordagem participativa, resultou na criação dos 40 Núcleos, através dos quais se discute os conflitos pelo uso da água, a relação com as populações atingidas por grandes empreendimentos e pelo avanço das mineradoras sobre grandes áreas de produção de água. Tais grupos deram origem, e preencheram com participação da sociedade civil, 23 Subcomitês vinculados ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, fazendo com que a gestão das águas ocorra de forma participativa conforme preconiza a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9433/97).

O Instituto Guaicuy tem representações sociais em diversos fóruns participativos visando a criação de políticas públicas no qual destacam-se: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas; Conselho do Parque 5 Estadual do Sumidouro; Parque Nacional Serra do Gandarela; Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais; Conselho Nacional e Estadual de Meio Ambiente; Conselho Nacional de Meio Ambiente, dentre outros.

Conheça os fundadores do Instituto Guaicuy:

Apolo Heringer Lisboa – Professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ambientalista, sanitarista e idealizador do Projeto Manuelzão. Fundou o Instituto Guaicuy com a intenção de ampliar essa atuação para espaços decisórios, como comitês e conselhos.

Antônio Leite – (In memoriam) Foi professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No Instituto, contribuiu com projetos relacionados à poluição do ar e coordenou o Subcomitê Arrudas, no Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas.

Antônio Thomaz Gonzaga da Matta Machado – Professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidiu o Comitê de Bacias do São Francisco por dois mandatos e contribuiu para diversas ações relacionadas ao tema das águas no Instituto.

Confira aqui a ata da fundação do Guaicuy

Quem também ajudou a construir essa história:

Tarcísio Márcio Magalhães – Professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Responsável pela coordenação geral do Subcomitê da bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça, contribuindo para todos os núcleos e atividades no território.

Marcus Vinicius Polignano – Professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É diretor atual do Instituto Guaicuy e já ocupou também a presidência, colaborando para todas as frentes de atuação da instituição.

José de Castro Procópio – Publicitário e gestor ambiental. É o atual presidente do Instituto. Foi responsável por todo o projeto editorial da organização e desenvolve também a gestão dos projetos do Guaicuy.

Ronald Carvalho Guerra – Agricultor e ambientalista, é o atual vice-presidente do Instituto e coordenador da equipe de Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira. Sua experiência como líder das expedições realizadas no Rio das Velhas pelo projeto Manuelzão ajudou o Instituto Guaicuy a desenvolver também metodologias potentes de educação ambiental para novas ações.

Joana D’arc de Souza – Artista plástica, acompanha as ações desde os primeiros anos, contribuindo para as ações de educação ambiental e produção de atividades. Atualmente é secretária do Instituto, atuando na gestão das atividades desenvolvidas, além de analista de integração na Assessoria Técnica Independente (ATI) de parte das comunidades atingidas pela Vale no Paraopeba.

Eugênio Goulart de Andrade – Professor de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Colaborou com o projeto editorial do Instituto e com a construção das frentes de atuação.

Carla Wstane – Geógrafa, contribui para as ações de educação ambiental e mobilização social. Atualmente é a segunda secretária do Instituto e diretora da Assessoria Técnica Independente (ATI) de parte das comunidades atingidas pela Vale no Paraopeba.

Elton Antunes – Professor de comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais. Acompanhou desde o início as ações de comunicação do Instituto.

Conselho fiscal

Conceição Lima Lopes

Membro titular do Conselho Fiscal

Francisco Panadés Rubió

Membro titular do Conselho Fiscal

Márcio Roberto Lima

Membro titular do Conselho Fiscal

Diretoria

José de Castro Procópio

Presidente

Ronald de Carvalho Guerra

Vice-presidente

Gustavo Simim

1ª Tesoureira

Francisca de Paula Martins

2ª Tesoureira

Joana D’arc Maria de Souza

1ª Secretária

Carla Wstane de Souza Moreira

2ª Secretária

ATI Paraopeba

Marcus Polignano

Diretor Institucional

José de Castro Procópio

Diretor Executivo

Carla Wstane

Diretora Técnica

Marcus Vinícius Evaristo

Gerente Organizacional

Júlia Nascimento

Gerente de Portfólio

Higor Pereira

Gestor de Projetos Internos

Júlia Barbosa

Gestor de Participação Informada e PCTs

Paula Constante

Assessor-Chefe de Tecnologia, Monitoramento e Avaliação

Thiago Morais

Gestora de Projetos Socioeconômicos

Jonas Veloso

Gestora de Projetos de Mitigação

Paula Oliveira

Assessora-Chefe de Reparação

Pedro Aguiar

Assessora-Chefe de Relacionamento Institucional

Verônica Silva

Coordenadora de Recursos Humanos e Financeiros

Paulo Vieira

Coordenador de Administração e Logística

Joana Tavares

Especialista em Participação Informada e PCTs

Enya Barros

Coordenadora de Comunicação Social

Carol Almeida

Especialista em Reparação Ambiental

Gustavo Leite

Especialista em Reconhecimento

Márcia Marques

Especialista em Anexo 1.2

Gustavo Simim

Coordenador Regional 4

ATI Antônio Pereira

Ronald de Carvalho Guerra

Diretor de Projetos

Izabella Cristina Correia de Resende

Gerente de Projetos

Hariane Santos Alves

Coordenadora de Comunicação Social

Camila de Fátima Bento

COORDENADORA DE DIREITOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL