Entre as bacias do Rio das Velhas e do Rio Doce, Antônio Pereira é um pequeno distrito ouro-pretano que fica a 26,6 km da cidade-sede e 13 km da vizinha Mariana. Fica aos pés da Serra Geral e sua história teve início no final do século XVII.
A sede do distrito de Antônio Pereira, em seu eixo longitudinal, acompanha a Serra e, mais ao norte, aponta o Pico do Frazão, próximo ao residencial Vila Antônio Pereira, conhecido como Vila Samarco. Essas encostas anunciam uma rede de nascentes e cachoeiras, paisagem peculiar de beleza e valor inestimáveis.
Suas abundantes riquezas naturais, antes resguardadas por serras imponentes, hoje estão ameaçadas ou foram devastadas pelo crescimento desgovernado ou pela atividade minerária predatória, que é tão forte na história do distrito.
Alguns dos lugares mais bonitos de Antônio Pereira ficam nas Cachoeiras da Pedreira, que são três cachoeiras com quedas não muito altas. A leste do Centro Histórico é possível ver o maciço rochoso de mármore dolomítico, pertencente a formação Gandarela, onde está encravada a Gruta Nossa Senhora da Lapa, cujos arredores é composto por Mata Atlântica e áreas de campo cerrado, patrimônio cultural, religioso, espeleológico e natural reconhecido como Santuário e Monumento Natural Municipal.