Instituto Guaicuy

Comissões de Pessoas Atingidas em Curvelo e Pompéu aprovam Regimento da Instância Regional

30 de agosto, 2024, por Mathias Botelho

Representantes das oito Comissões e dos dois Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) da Região 4 se reuniram nos dias 24 e 25 de agosto em Curvelo para participar do 3º Encontro de Comissões de pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale. 43 pessoas (incluindo jovens e crianças) estiveram presentes no campus Cefet-MG durante as discussões, que culminaram na aprovação do Regimento Interno da Instância Regional e no avanço do planejamento para os próximos meses de luta pela reparação e de consolidação da Instância Regional.

O Encontro foi realizado no mesmo auditório em que, cinco anos atrás, as pessoas atingidas da Região 4 elegeram o Instituto Guaicuy como Assessoria Técnica Independente (ATI). O fato foi relembrado por muitos dos presentes.

Pessoas assistem ao encontro em auditório

Acesse o álbum de fotos do Encontro aqui

Regimento

O primeiro dia de debates do Encontro foi voltado à aprovação do Regimento Interno da Instância Regional. As Comissões e PCTs já tinham debatido, ao longo de cinco etapas de reuniões, todo o conteúdo do Regimento e faltava apenas decidir sobre alguns dissensos que surgiram ao longo do processo de construção do texto. 

Havia divergências, por exemplo, sobre qual deveria ser a forma de composição da Instância Regional, sobre o fluxo para convocação de reuniões extraordinárias, sobre a escolha de representantes para atividades externas e sobre quórum para deliberação. Os dissensos foram debatidos e solucionados, com a proposta final do Regimento Interno da Instância Regional 4 sendo aprovado por unanimidade. 

Planejamento

O segundo dia do Encontro teve como foco o planejamento estratégico das Instâncias Locais. As pessoas atingidas foram divididas em quatro grupos temáticos de discussão: diálogo com atores externos, comunicação comunitária, participação ativa e PCTs. Nos grupos, debateram estratégias para melhorar a atuação das Comissões junto às comunidades e perante os demais atores do processo de reparação. 

Carta às IJs

Ao final do Encontro, os presentes escreveram e aprovaram uma carta que será enviada às Instituições de Justiça (IJs). O documento sintetiza os principais debates e expõe algumas reivindicações das Comissões e PCTs da Região 4 para que a Instância Regional seja consolidada. Entre as reivindicações, está a necessidade de custeio e de condições materiais para o funcionamento da Instância Regional e também a garantia da manutenção da ATI no território até o fim do processo de reparação, como previsto nas leis estadual e federal. 

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Ciranda

Durante os dois dias de Encontro, a equipe do Guaicuy organizou o espaço de ciranda para as crianças, possibilitando assim a participação das mães e responsáveis nos espaços de discussão. A ciranda teve atividades lúdicas e pedagógicas e contou, até, com a aprovação de um “regimentinho” – um pequeno manual de regras de convivência. 

Mídia Jovem

Já os adolescentes foram convidados a contribuir em uma cobertura colaborativa do evento junto aos profissionais de comunicação do Guaicuy. Além de produzirem os stories publicados pelo Instituto no Instagram, os jovens também percorreram o espaço do Cefet-MG com câmeras profissionais para registrar o Encontro e, ao final, contribuíram para a escrita de um texto para o site do Guaicuy e para a gravação de um vídeo que em breve será publicado no Youtube da ATI. 

Clique aqui para ver as fotos tiradas pela Mídia Jovem

Clique aqui para ler o texto sobre a Mídia Jovem

O que é a Instância Regional?

A Instância Regional nada mais é do que a organização das pessoas atingidas em nível intermunicipal, dentro da divisão de cinco regiões feita pela IJs. Ou seja, no caso da Região 4, a Instância Regional é o conjunto das Comissões e PCTs (Instâncias Locais) dos municípios de Curvelo e Pompéu. No projeto do Sistema de Participação prevê-se, além das Instâncias Locais e Regionais, a Instância Inter-regional, que congrega todas as Regiões.

Segundo a carta que foi escrita no Encontro, a Instância Regional 4 “irá desempenhar um papel fundamental na organização e na atuação das pessoas atingidas, podendo atuar no acompanhamento das ações de reparação e na tomada de decisões. O processo de organização regional aumenta a legitimidade das instâncias representativas das pessoas atingidas, o engajamento coletivo e promove uma cultura democrática e participativa”. 

Imagens de Daniela Paoliello/Guaicuy

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!