Instituto Guaicuy

Causas

Tomando como ponto de partida a valorização e preservação dos rios e afluentes, atuamos junto de comunidades em defesa dos territórios cujo modos de vida estão diretamente ligados aos fluxos das águas, buscando, dentre outros objetivos, proporcionar a participação informada das comunidades nos processos judiciais por danos a essas comunidades e à natureza, fazer o reconhecimento das pessoas atingidas por desastres-crimes ambientais, assim como identificar e listar os danos sofridos, realizar a identificação de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).

Ainda em Minas Gerais, temos participação ativa nos movimentos de preservação das nossas serras e matas, como a Serra do Curral, um dos cartões postais da região metropolitana de Belo Horizonte; e a mata do bairro Havaí, em BH, uma importante área de preservação ambiental da capital mineira que estava sendo ameaçada pelas obras de construção de condomínio. Após diversas mobilizações populares, a empresa desistiu da obra.  

Também possuímos frente de atuação nacional através da busca constante por diálogo com as instituições de justiça e poder público. Além disso, em abril de 2023, voltamos a assumir uma cadeira no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), um importante colegiado que tem a função de discutir e elaborar as políticas públicas ambientais. No Conselho, representamos a Região Sudeste por escolha de entidades ambientalistas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Como integrantes do Conama no biênio 2023-2025, poderemos, junto com representantes do poder público e da sociedade civil, discutir e elaborar as políticas públicas a serem implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!