Instituto Guaicuy

Guaicuy (ou Uaimiii /Gwaimi-y) era como os povos indígenas da Bacia se referiam ao Rio das Velhas. A escolha do nome do Instituto Guaicuy não aconteceu por acaso: é uma celebração aos povos originários da região e também às origens do próprio Instituto, que nasceu, no ano de 2000, do Projeto Manuelzão (UFMG), que luta pela revitalização da Bacia do Rio das Velhas.

Leia mais sobre o Projeto Manuelzão

Durante essas mais de duas décadas, o Instituto Guaicuy tem se debruçado e apoiado diversas causas socioambientais, lutando, principalmente, pelo cuidado com as águas, as serras e as comunidades de Minas Gerais. Sua atuação é pautada pelo protagonismo popular na busca de modos de vida que promovam a convivência, socialmente justa e ambientalmente sustentável, entre as pessoas, as águas e o território.

A experiência e o reconhecimento social que os fundadores do instituto trouxeram do Manuelzão contribuem para que, hoje, o Guaicuy possa atuar na luta pela justiça socioambiental e pela defesa dos bens naturais em diversas frentes de trabalho. A lógica transdisciplinar, intersetorial e interinstitucional, que valoriza a ciência e os saberes populares, está presente na rotina de todas as atividades.

Conheça o regimento interno do Instituto Guaicuy

Após o desastre-crime da mineradora Samarco (Vale e BHP BIllton) em Bento Rodrigues (2015), que ficou associado à cidade de Mariana, o Guaicuy lutou incansavelmente pela construção e aprovação da lei Mar de Lama Nunca Mais, que posteriormente deu origem à Política Estadual de Pessoas Atingidas por Barragens em Minas Gerais (PEAB). Entre diversas conquistas importantes, foi a PEAB que instituiu a Assessoria Técnica Independente (ATI) como direito das pessoas atingidas por barragens no estado.

Saiba mais sobre o direito à ATI

Em 2019, o Instituto Guaicuy foi eleito por pessoas que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (2019) – que afetou 26 municípios – para atuar como ATI de dez cidades afetadas no Baixo Paraopeba, na região da represa de Três Marias e também em comunidades banhadas pelo Rio São Francisco em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. Acesse esta página e leia mais detalhes sobre o processo de reparação dos danos das comunidades das Regiões 4 e 5.

No ano seguinte, o instituto também foi eleito pela comunidade de Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto) para assessorá-la no processo de descomissionamento da Barragem Doutor, operada pela Vale. Desde o fim de 2018, a população convive com o risco do rompimento da barragem e centenas de pessoas foram removidas de suas casas.

As atividades do Guaicuy como ATI em Antônio Pereira tiveram início oficialmente no dia 1º de dezembro de 2022. Clique aqui para saber mais sobre a atuação do instituto junto às comunidades de Antônio Pereira.

Guaicuy em números

Saiba mais

Nossa história

Saiba mais

Pessoas

Saiba mais

Parceiros

Saiba mais

Atuações do Guaicuy

Desde a nossa criação a partir do Projeto Manuelzão, que tem como o foco a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, conservamos em nosso “DNA” a luta em prol da preservação e melhoria da qualidade ambiental das bacias hidrográficas como um dos eixos centrais de atuação do Instituto Guaicuy.  Acreditamos que as bacias, enquanto territórios dinâmicos e integrados, revelam os laços fortes entre o homem e o meio ambiente, a complexidade da vida em comunidade, a biodiversidade e todo fluxo que nos mantém conectados e dependentes da Terra.

Manuelzão

Conheça o Projeto Manuelzão

Saiba mais

Conselho fiscal

Conceição Lima Lopes

Membro titular do Conselho Fiscal

Francisco Panadés Rubió

Membro titular do Conselho Fiscal

Márcio Roberto Lima

Membro titular do Conselho Fiscal

Diretoria

José de Castro Procópio

Presidente

Ronald de Carvalho Guerra

Vice-presidente

Maria Helena Pena Dutra

1ª Tesoureira

Francisca de Paula Martins

2ª Tesoureira

Joana D’arc Maria de Souza

1ª Secretária

Carla Wstane de Souza Moreira

2ª Secretária

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!