Instituto Guaicuy

Assessoria Técnica

Quando uma grande empresa causa um dano socioambiental, geralmente ocorre um enorme desequilíbrio de poder entre ela e as comunidades vítimas do crime. Essa desigualdade entre os envolvidos acontece tanto no acesso e no entendimento das informações técnicas e jurídicas, quanto na participação ativa no debate público que o processo de reparação de danos levanta. Por este motivo, surge a proposta das assessorias técnicas.

A Assessoria Técnica Independente é uma organização que busca promover um maior equilíbrio de poder entre a empresa causadora do dano e as comunidades atingidas. Em Minas Gerais, desde o começo de 2021, a Assessoria Técnica Independente (ATI) é um direito de pessoas atingidas, garantido pela Política Estadual de Pessoas Atingidas por Barragens (PEAB). 

Nosso trabalho enquanto ATI

Escuta e acolhimento, reconhecimento, informação, formação, suporte, empoderamento, respeito, troca de conhecimento e diálogo com o saberes tradicionais são alguns dos valores que norteiam nosso trabalho enquanto Assessoria Técnica Independente (ATI) das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Vale (2019) nos municípios de Pompéu, Curvelo (municípios da Região 4); Felixlândia, Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras e Abaeté (municípios da Região 5) e pelo descomissionamento da barragem Doutor, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG).

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!