Instituto Guaicuy

O Instituto Guaicuy tem tido destaque na imprensa internacional, nacional e também em veículos regionais, especialmente após o início dos trabalhos como Assessoria Técnica Independente, dando suporte a pessoas atingidas pela mineração em Minas Gerais. 

Confira releases, vídeos e documentários, fotografias e documentos importantes que podem auxiliar na elaboração de materiais jornalísticos ou artísticos que levem à sociedade civil o debate sobre a importância da reparação dos danos.

Conheça o Instituto Guaicuy

Criado em 2000 por pesquisadores, professores e ativistas sociais que atuavam no projeto Manuelzão (UFMG), o Instituto Guaicuy é uma entidade não governamental associativa, cultural e técnico-científica sem fins lucrativos. Seu trabalho é desenvolver ações socioambientais, culturais e educativas voltadas para a preservação e recuperação ambiental, para a promoção da saúde e da cidadania. O Guaicuy atua como Assessoria Técnica Independente no processo de levantamento de danos e reparação de regiões afetadas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e como Assessoria Técnica Independente, desde 01 de dezembro de 2022, em Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), que convive, nos últimos anos, com o risco de rompimento da barragem de Doutor, pertencente à Vale.

Leia sobre a missão, visão e valores do Guaicuy

Saiu na mídia

Saiba mais

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!