Hoje é 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres!
Mulheres do mundo inteiro se unem em marchas, greves e manifestações reivindicando direitos igualitários, denunciando violências baseadas em gênero, raça e explorações no trabalho. É um momento de afirmar que mulheres, sejam elas héteras, bissexuais, lésbicas, trans, negras, indígenas, brancas e de qualquer classe social, têm direito a fazer escolhas de forma livre sobre seus trabalhos, seus corpos, seus territórios e suas vidas.
A luta pela reparação dos direitos perdidos com o desastre-crime da Vale só é possível porque é composta por diversas mulheres. Dentro do Instituto Guaicuy, há muitas delas, tanto na linha de frente das estratégias da luta pela reparação, quanto nas ações junto às comunidades, somando força nas conquistas diárias. Já nos territórios, entre as pessoas atingidas, há milhares de mulheres pescadoras, ribeirinhas, artesãs, agricultoras, comerciantes, donas de casa, fazendeiras (e tantas outras profissões) que representam a força e a determinação responsáveis por fazer a gente acreditar em um futuro menos bruto.
Agradecemos imensamente por estas companhias na luta. Que neste 8 de Março, e em todos os outros dias, nos façamos ouvir, nas redes e nas ruas, contra todos os tipos de violência contra as mulheres.
Cartilha da Defensoria Pública de Minas Gerais sobre desigualdade de gênero e acolhimento à mulher
O que você achou deste conteúdo?