Instituto Guaicuy

Boletim epidemiológico: Onda Roxa segue em quase todo o estado até dia 11

7 de abril, 2021, por Comunicação Guaicuy

A Onda Roxa se mantém em quase todo o Estado de Minas Gerais até o dia 11 de abril, podendo sofrer novas prorrogações. Confira os dados da situação epidemiológica entre os dias 28 de março e 03 de abril nos municípios do baixo Paraopeba e da região de Três Marias

Das 14 macrorregiões de Minas Gerais, 13 irão permanecer na Onda Roxa do programa Minas Consciente até o dia 11 deste mês, com exceção apenas do Triângulo Norte, que avançou para a Onda Vermelha na última segunda-feira. 

Neste sentido, todos os municípios que fazem parte da Onda Roxa continuam classificados como críticos de acordo com a decisão do Comitê Extraordinário Covid-19. As medidas restritivas são essenciais para que o sistema de saúde possa restabelecer sua capacidade para atendimento à população. 

Cidades como Felixlândia e Pompéu mantiveram os decretos municipais proibindo a venda e a exposição de bebidas alcoólicas com fechamento também de quadras e praças. Em municípios como Martinho Campos foram instaladas barreiras sanitárias em pontos de acesso à cidade. 

Caso você tenha tido algum contato com uma pessoa infectada pela Covid-19, é muito importante respeitar o período de quarentena, pois ajuda a prevenir a propagação da doença quando a pessoa ainda não sabe que está infectada. É fundamental seguir o isolamento de 14 dias, se você: 

  • Teve contato físico com uma pessoa infectada (abraços ou beijos);
  • Esteve a menos de 2 metros de uma pessoa com Covid-19 por um tempo igual ou superior a 15 minutos;
  • Cuidou em casa de uma pessoa infectada;
  • Compartilhou utensílios de comer ou beber com uma pessoa doente;
  • Entrou em contato com gotículas de tosse ou espirro de uma pessoa infectada.

É essencial seguir com as medidas de isolamento e fazendo sempre o uso da máscara e do álcool em gel.


Para saber mais detalhes sobre a situação da pandemia de Covid-19 na sua região, acesse o Painel de Monitoramento Epidemiológico do Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!