A discreta melhora no número de infecções por Covid-19 e aumento de notificações em algumas cidades pode ter sido um fator determinante para a manutenção da classificação. No Boletim Covid dessa semana, todos os municípios do baixo Paraopeba e da região do Lago de Três Marias seguem na Onda Vermelha do programa do Governo Estadual. Veja os números da atualização epidemiológica entre os dias 09 e 15 de maio.
Na mais recente avaliação do Comitê Extraordinário Covid-19, feita no dia 14 de maio, foi definido que todos os municípios das áreas 4 e 5 devem permanecer na Onda Vermelha do plano Minas Consciente. Dessa forma, esta é a segunda semana consecutiva sem que as cidades apresentem melhora desde o último período de avanço dentro do programa.
Dos 10 municípios assessorados pelo Guaicuy, dois seguem como destaque no que diz respeito ao aumento no número de notificações positivas por Covid-19, são eles: Pompéu, que nesta semana apresentou 144 casos, um aumento de 64 notificações a mais se comparado ao levantamento da semana anterior, e Curvelo, com 112 casos, 27 a mais que o último registro.
Apesar de uma leve melhora em algumas localidades, os números são considerados ainda altos. É o caso de Três Marias, que apesar da queda no número de notificações nesta semana, totalizando 32 a menos que o último levantamento, apresentou um total de 72 casos na mais recente avaliação.
Desta forma, as orientações referentes às restrições da Onda Vermelha seguem nesta semana como, por exemplo, manter a distância de outras pessoas de pelo menos três metros, máximo de 30 pessoas por evento e o limite de ocupação de hotéis em 50% da ocupação.
No dia 10 de maio, a Anvisa recomendou a suspensão imediata da aplicação, em mulheres gestantes, da vacina AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz.
O uso de vacinas em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios dela para a paciente. E, de acordo com a bula atual desta vacina, não é recomendado o uso por gestantes sem orientação médica. Mas existe uma outra vacina que pode ser aplicada em gestantes, a CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butatan.
Esteja sempre atento aos grupos que estão sendo vacinados, caso tenha chegado o momento da sua faixa etária, vacine-se!
E é muito importante lembrar: mesmo para aqueles que já receberam as doses da vacina, é fundamental manter as medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso da máscara.
Cuide-se, a pandemia ainda não acabou.
O que você achou deste conteúdo?