Comunidades seguem sem avanço dentro do plano Minas Consciente pela terceira semana consecutiva. Veja os dados entre os dias 16 a 22 de maio no Boletim Epidemiológico do Guaicuy
Todos os 10 municípios* assessorados pelo Instituto Guaicuy no baixo Paraopeba e na região do Lago e Três Marias seguem na Onda Vermelha de classificações dentro do plano Minas Consciente, instituído pelo Governo do Estado de Minas Gerais como forma de enfrentamento à pandemia. Nesta semana, apenas uma cidade não apresentou nenhum novo caso positivo para covid-19. O município de Biquinhas foi o único município a zerar o acréscimo de casos de acordo com a última avaliação. Por outro lado, algumas cidades seguem em ritmo crescente de notificações positivas.
De acordo com o mais recente levantamento do Governo, duas cidades apresentaram um aumento considerável no número de infecções: Pompéu, com 162 casos, 18 a mais segundo a avaliação anterior, e Curvelo, que além de estar em ritmo de crescimento há algumas semanas, apresentou a maior alta, foram 175 notificações positivas, 63 a mais que o último registro.
*Biquinhas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova de Minas, Abaeté, Felixlândia, Martinho Campos, Três Marias, Curvelo e Pompéu
Como forma de frear a propagação da doença dentro dos territórios, as administrações municipais de Pompéu e Martinho Campos, emitiram, na última semana, decretos que visam conter a disseminação da covid-19 nas cidades. Em Martinho Campos, por exemplo, foi decretada a proibição de algumas atividades como festas, reuniões, eventos ou aglomerações de qualquer natureza, bem como o consumo de bebida alcoólica em qualquer área pública da cidade com penalidade de multa em caso de descumprimento das medidas. Além disso, foram determinadas condições especiais de funcionamento para o comércio local.
A prefeitura de Pompéu também determinou horário especial de funcionamento para bares, restaurantes, lanchonetes e a proibição de venda para consumo no local de bebida alcoólica para qualquer estabelecimento. A administração municipal decretou que celebrações religiosas só poderão acontecer com 25% da capacidade ocupacional do templo.
Veja os decretos de cada município a seguir:
Para o público em geral, o uso de luvas não é necessário na maioria das situações. De acordo com cientistas, o recomendado é utilizar em situações em que esteja limpando algum espaço infectado ou cuidando de uma pessoa doente. O indicado é sempre manter as medidas de prevenção como o distanciamento social de ao menos 1,5m de outras pessoas, lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, usar o álcool 70% e sempre e estar de máscara quando sair de casa.
Utilizar luvas fora dessas situações (por exemplo, ao usar um carrinho de compras ou um caixa eletrônico) pode não proteger do vírus da COVID-19, além disso, aumenta a possibilidade de propagar mais germes, pois quando estamos de luvas, esquecemos de lavar as mãos e, para além disso, acabamos colocando as mãos enluvadas em várias superfícies, o que aumenta a chance de contaminações.
Por isso, exceto em casos em que seja necessário utilizar luvas, o indicado é sempre lavar as mãos. É mais simples e seguro!
O cenário diante da pandemia ainda não é favorável, por isso, continue mantendo as medidas de prevenção como o distanciamento social, uso do álcool 70% e da máscara. Proteja-se!
O que você achou deste conteúdo?