Instituto Guaicuy

Aplicativo Radar Ambiental facilita denúncia de crimes ambientais

4 de outubro, 2024, por Laura Garcia

As denúncias podem ser enviadas com fotos, vídeos e geolocalização, e denunciante pode acompanhar o andamento pelo aplicativo.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou, no final de setembro, o aplicativo Radar Ambiental, para denúncia de crimes ambientais. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério Público do Amapá, e agora pode ser baixada e utilizada em todo o Brasil. O objetivo é aprimorar o mapeamento e respostas às denúncias.

O aplicativo permite que as denúncias dos crimes ambientais sejam georreferenciadas, com fotos e vídeos em anexo para comprovação. Além disso, permite que o denunciante acompanhe denúncia feita, enviando notificações em caso de resposta ou ação dos órgãos responsáveis. Outra funcionalidade é um mapa dos crimes ambientais.

A iniciativa faz parte do Plano Estratégico Nacional de Atuação do Ministério Público no Combate aos Incêndios, publicado em 18 de setembro, que tem como objetivo priorizar ações de combate e mitigação das queimadas que têm causado estragos por todo o país. O Radar Ambiental busca agilizar respostas aos crimes ambientais e integrar ações de órgãos públicos na preservação ambiental.

O aplicativo Radar Ambiental está disponível gratuitamente no Google Play (celulares Android) e App Store (celulares Apple). 

Imagem: Pedro Lavigne/Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!