O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou, no final de setembro, o aplicativo Radar Ambiental, para denúncia de crimes ambientais. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério Público do Amapá, e agora pode ser baixada e utilizada em todo o Brasil. O objetivo é aprimorar o mapeamento e respostas às denúncias.
O aplicativo permite que as denúncias dos crimes ambientais sejam georreferenciadas, com fotos e vídeos em anexo para comprovação. Além disso, permite que o denunciante acompanhe denúncia feita, enviando notificações em caso de resposta ou ação dos órgãos responsáveis. Outra funcionalidade é um mapa dos crimes ambientais.
A iniciativa faz parte do Plano Estratégico Nacional de Atuação do Ministério Público no Combate aos Incêndios, publicado em 18 de setembro, que tem como objetivo priorizar ações de combate e mitigação das queimadas que têm causado estragos por todo o país. O Radar Ambiental busca agilizar respostas aos crimes ambientais e integrar ações de órgãos públicos na preservação ambiental.
O aplicativo Radar Ambiental está disponível gratuitamente no Google Play (celulares Android) e App Store (celulares Apple).
Imagem: Pedro Lavigne/Guaicuy.
O que você achou deste conteúdo?