Instituto Guaicuy

Guaicuy Informa nº 128

29 de novembro, 2024, por Ellen Joyce Marques

Guaicuy Informa
Antônio Pereira

👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.

 

✊🏾 Última rodada de reuniões de núcleo comunitário: ATI Antônio Pereira conversa sobre desmobilização com a comunidade

A desmobilização da Assessoria Técnica Independente Antônio Pereira é o processo de finalização das atividades, encerramento dos contratos de compras e aluguéis e demissão das/os nossas/os trabalhadoras/es na ATI. Esse processo está previsto para começar em fevereiro de 2025 e se encerra em maio, quando deve ocorrer a saída do Instituto Guaicuy do território atingido. Em maio, nós, do Instituto Guaicuy, completamos os 30 meses de atuação, previstos no Plano de Trabalho, que teve início em 1º de dezembro de 2022. Esse e outros assuntos serão abordados na nossa 6ª e última rodada de reuniões de núcleos comunitários, que começa na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro.

Além da desmobilização, vamos abordar temas como a decisão Judicial de 1º de novembro de 2024, que aprova o plano de trabalho e determina depósito dos recursos para o último semestre da ATI Antônio Pereira, além de definir nova ordem de prioridade para o cadastro do GEPSA. Vamos conversar também sobre o que acontece depois do cadastro realizado pelo GEPSA e sobre como ficam a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira e a comunidade após a saída da ATI do território. Fique de olho no cronograma e não perca a sua reunião!

Núcleo 1 e Núcleo 2 (reunião unificada)
🗓️ 3/12/2024
🕗 18h30
📍Restaurante Recanto Mineiro (Pesque e Pague). Rua Tabuleiro de Cima, nº 115.

Núcleo 3
🗓️ 4/12/2024
🕗 18h30
📍Centro Promocional Padre Ângelo. Rua Padre Ângelo, nº 33.  

Núcleo 5
🗓️ 5/12/2024
🕗 19h
📍 Online via Google Meet.

Núcleo 4
🗓️ 7/12/2024
🕗 09h
📍Bar Mineiríssimo. Alameda Hematita, nº 04.

🦺 Comissão vai à Barragem Doutor

Em busca de mais informações sobre o andamento das obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale, nesta segunda-feira (25/11), a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira, acompanhada por nós, do Instituto Guaicuy, realizou uma visita técnica no local. A falta de transparência sobre as obras e de informações sobre a estabilidade da barragem foi um dos principais pontos levados pela Comissão à mineradora.

👊🏼🏹 Decreto de Zema representa ameaça aos direitos de PCTs

No dia 13 de novembro, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública para debater as  violações de direitos humanos que podem ocorrer com o decreto nº 48.893/2024, do governador Romeu Zema. O decreto tenta regulamentar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que trata da consulta livre, prévia e informada, que é um requisito para a concessão de licenciamento ambiental estadual para empreendimentos que afetem povos indígenas, comunidades quilombolas ou outros Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).

Representantes de PCTs atingidos por barragens da mineração participaram da audiência, pedindo a revogação do decreto que viola o direito de autodeterminação dos Povos e Comunidades Tradicionais. 

Veja como foi a audiência 

Saiba mais sobre o decreto 

🗣️ Nós somos a sua Assessoria Técnica Independente

Hoje, você vai saber um pouco mais sobre uma das pessoas que estão do lado certo da história ao apoiar a luta pela reparação das pessoas atingidas de Antônio Pereira. Conheça Mariana Viana.

Olá, pessoal! Eu sou a Mariana, da equipe de Comunicação Social da ATI.Sou nordestina, do interior do Piauí. Me formei em jornalismo há mais de 10 anos pela universidade federal do meu estado, a UFPI. Ainda no período de estágio e durante toda a minha carreira profissional, procurei direcionar minha escrita em defesa dos direitos das pessoas e busquei fazer da comunicação uma ferramenta popular. Lá no início, comecei ministrando oficinas de comunicação para crianças de uma comunidade em situação de vulnerabilidade. Depois tive a oportunidade de integrar equipes de diversos meios de comunicação como rádio, site, jornal impresso e assessorias de imprensa de órgãos municipais e estaduais, como a Assembleia Legislativa. A primeira vez que tive notícias de rompimento de barragem foi em 2009, quando dezenas de famílias foram atingidas pelo rompimento da Barragem Algodões, no norte do Piauí. Quando fiquei sabendo do edital do Guaicuy, entendi que seria uma oportunidade de trabalhar diretamente em defesa das pessoas atingidas. E foi assim que, em 2021, comecei a atuar no projeto Paraopeba, junto às pessoas atingidas pelo rompimento de Brumadinho. Em maio de 2023, mudei para Mariana para integrar a ATI de Antônio Pereira. Estou aqui na produção de matérias e posts para as redes sociais, gravações de vídeo e Assessoria de Imprensa. Ao longo desse mais de 1 ano em Antônio Pereira, o sentimento que me moveu e move a todos nós é a vontade de contribuir e unir forças na luta pela reparação integral. Espero que as conquistas alcançadas até aqui sejam combustível para continuar. Um abraço a todas e a todos. E se precisarem, é só chamar!

📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 9.7256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br 

🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!