O Instituto Guaicuy, por meio de sua abordagem multidisciplinar, busca contribuir para diversos outros projetos ligados ao protagonismo popular na defesa da sociedade e do meio ambiente. Um deles é a luta pela Serra do Curral, lugar que além de sua riqueza histórico-cultural, abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora e numerosos mananciais pertencentes às bacias dos rios das Velhas e Paraopeba.
Essas águas são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% dos moradores da Grande BH. Atualmente, existe um processo de tombamento de uma vasta área da Serra do Curral, em nível estadual, que ainda não foi finalizado. Esse mesmo território já vem, há alguns anos, sendo ocupado de forma ilegal por mineradoras, fazendo um dos cartões postais de Minas Gerais perder seu sentido e ameaçando a qualidade de vida de milhares de pessoas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Instituto Guaicuy colabora para o movimento “Salve a Serra do Curral” tanto por meio de sua equipe jurídica , via ações civis públicas e outras articulações, quanto por meio da disseminação de informações para a população mineira sobre os desdobramentos das decisões que envolvem seu processo de tombamento.