Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) desenvolve uma campanha institucional de comunicação e mobilização social com o objetivo de visibilizar um tema de relevância para o contexto de proteção do rio, e que seja abraçado pela comunidade da bacia hidrográfica de forma geral.
Em 2020, na data em que é considerado o Dia do Rio das Velhas, dia 29 de junho, o Comitê lançou oficialmente a campanha A Cidade e as Águas, buscando discutir e problematizar a relação e o impacto dos grandes centros urbanos no ambiente, em especial nos cursos d’água.
O ponto de partida para essa discussão foram as chuvas do último verão, consideravelmente significativas na Bacia do Rio das Velhas e em todo Estado de Minas Gerais. Não preparadas, as cidades sucumbiram, com rastros de destruição e mortes.
Longe de ser uma surpresa, os números são resultado de políticas urbanas que progressivamente sufocaram os rios da cidade, evidenciando a fragilidade da gestão das águas nesses territórios.
Para debater sobre a longa e sinuosa relação das cidades com as águas, o CBH Rio das Velhas convida a todos a fazerem uma reflexão sobre a relação ambígua dos centros urbanos e os rios. Ao longo de todo um ano especialistas de várias áreas serão ouvidos, diversos materiais e conteúdos serão produzidos com o objetivo de provocar a sociedade e seus governantes e, porque não, motivar a mudança na relação das cidades e seu povo com as águas.
Acesse o site da campanha.
O que você achou deste conteúdo?