Mais uma vez, o Guaicuy vai a campo para realizar coletas de análises ambientais. As amostras vão ajudar a embasar estudos sobre o panorama completo a respeito da qualidade das águas no baixo Paraopeba e no Lago de Três Marias. Além disso, para compreender as dinâmicas ambientais que foram afetadas, o Instituto Guaicuy trabalha com quatro tipos de análises. Eles são os seguintes: águas subterrâneas, águas superficiais, sedimentos, solos e comunidades aquáticas.
Confira nas imagens abaixo a agenda com as coletas de análises ambientais do Guaicuy nas comunidades do Rio Paraopeba e represa de Três Marias. Elas acontecem entre os meses de maio e junho de 2021.
Após as coletas, o Guaicuy repassa as informações às populações atingidas a respeito da qualidade das águas, dos sedimentos, dos solos e também de peixes e outros animais e vegetais aquáticos.
Mas é bom lembrar que as respostas não são imediatas e é necessário certo tempo de avaliação para que o Guaicuy possa apresentar resultados confiáveis. As análises trazem resultados parciais e é importante avaliar os dados conjuntamente. Ou seja, para um diagnóstico ambiental e respostas seguras é preciso avaliar diferentes processos. Eles podem ser sobre uso e ocupação dos solos, qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas e seus efeitos sobre os seres vivos.
Para solicitar uma análise ambiental na sua comunidade ou propriedade, basta entrar em contato com a equipe do Guaicuy pelo telefone: (31) 9 7102 5001.
O que você achou deste conteúdo?