Com o objetivo de identificar os impactos do rompimento da barragem da Vale S.A, ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho, o Guaicuy vem realizando pesquisas no baixo Paraopeba e na região dos municípios ao redor da represa de Três Marias.
Um dos estudos são as análises de água independentes, realizadas pela equipe Ambiental. Já foram identificadas quantidades alteradas de metais e outros contaminantes, e os resultados auxiliarão no desenvolvimento de pesquisas futuras sobre a qualidade das águas nas comunidades atingidas.
No mês de fevereiro de 2022, as coletas para as análises de água aconteceram em 12 pontos da área 5, em locais tecnicamente escolhidos pelo Guaicuy. Destes, em 10 pontos foram encontrados alterações na água: os metais alumínio e ferro estavam acima do limite permitido em vários pontos.
Esta identificação pode estar relacionada com as atividades industriais, como a mineração, sendo importante ressaltar que a presença do alumínio também é comum no solo do Cerrado. Nas análises também foram encontradas alterações no oxigênio e na cor da água, com presença de bactérias relacionadas ao lançamento de esgoto, fezes humanas e de animais.
Em comparação com fevereiro de 2021, o alumínio esteve acima do permitido apenas em um ponto analisado, e as outras alterações foram, principalmente, no oxigênio da água e na presença de bactérias relacionadas ao lançamento de esgoto e fezes nas águas.
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), órgão responsável pelas regras de uso das águas junto ao estado de Minas Gerais, não faz restrições para esses usos no Rio Paraopeba após a represa de Retiro Baixo e na represa Três Marias (Região 5).
O papel do Instituto Guaicuy é acompanhar e apresentar os resultados das análises de água para informar as comunidades atingidas e prestar seu apoio para os possíveis encaminhamentos.
Quer saber mais? Acesse também o texto que nossa equipe de saúde publicou em abril, no site do Guaicuy, sobre a relação dessas alterações com a saúde humana: Conheça as substâncias encontradas nas análises e a relação com sua saúde.
O que você achou deste conteúdo?