Conforme decisão judicial, alguns projetos do Anexo 1.3 do Acordo – que prevê a destinação de R$2,5 bilhões para fortalecimento de políticas públicas nos municípios atingidos – deixaram de ser “obrigação de fazer” e foram convertidos em “obrigação de pagar” da Vale. A partir disso, os chamados Projetos Convertidos, serão executados pelos municípios .
Esta decisão foi tomada com base nas condições do Termo de Compromisso assinado pelas Prefeituras. Além da assinatura deste termo ter sido um dos requisitos para a decisão de “converter” os projetos, as prefeituras também manifestaram interesse e capacidade em executar e prestar informações sobre a realização, formato e prazo dos projetos.
Os Projetos Convertidos serão executados de acordo com escopo detalhado no Formulário de Detalhamento de Iniciativa (FDI) e com valores definidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FGV é a Auditora Independente dos projetos do Anexo 1.3, sendo responsável por monitorar pontos da execução física, financeira e conformidade legal dos projetos.
Contudo, os projetos ainda não tiveram sua ordem de início emitida pelos Compromitentes. Os projetos só serão executados quando os valores previstos para esse fim forem depositados nas contas das Prefeituras.
Veja abaixo quais projetos das Regiões 4 e 5 foram convertidos:
O Anexo 1.3, chamado de Projetos para a Bacia do Paraopeba, faz parte do Acordo Judicial firmado entre o Governo de Minas Gerais, as Instituições de Justiça (Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual) e a mineradora Vale, pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. Essa parte do Acordo destina recursos para a execução de projetos de fortalecimento de políticas públicas nos municípios da Bacia do rio Paraopeba e da região da Represa de Três Marias.
Veja aqui o andamento das obras do Anexo 1.3 nas Regiões 4 e 5
Espero quê as ijs fiscalize toda as obras porquê estamos chegando em ano político e eles pode. Usar este recuso em campanha porisso deixo minha opinião