Secretário Adjunto de Água e Esgoto de Ouro Preto e Saneouro informaram normalização do serviço de abastecimento de água entre os dias 31/12/2023 e 01/01/2024. Moradores da Rua da Lapa informaram nova interrupção no fornecimento em 02/01.
Moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, passaram o final de ano sem acesso à água. Conforme relatos da comunidade, o abastecimento foi interrompido antes do Natal e só foi retomado após a noite de 31 de dezembro.
Hélio Félix Queiroz, morador da Rua da Travessa da Lapa, relatou que ficou cerca de 10 dias sem água. “Dia 1º chegou água, mais ou menos por volta de 14h. Ontem [dia 02], parou de cair água de novo. Hoje
tive que ir lá na Vila Del Rey, em Mariana, buscar água. Comprei 2 mil litros pra não ficar sem água, paguei um colega meu do Pereira pra buscar.”
Dona Sandra Helena, moradora do distrito, conta que a água voltou no dia 1º, ficou ontem o dia todo, acabou no dia 03 pela manhã, e voltou ao final da tarde. “Vamos ver se vai regularizar. Espero que regularize pra gente acabar com esse transtorno. Aqui em casa tem, mas lá em cima [Travessa da Lapa] é mais difícil de subir água, aí eu não sei como está a situação deles”.
Os casos não param por aí. Nossa equipe recebeu, ontem, dia 03 de janeiro, relatos de pessoas que ainda estão recebendo água “suja”, com sedimentos e gosto diferente. “A água tá com gosto amargo, deve ser excesso de cloro “, contou Imília Moreno, moradora da Rua da Lapa..
Segundo o Secretário Adjunto de Água e Esgoto de Ouro Preto, Narcisio Gonçalves Maciel, a água de um dos poços artesianos que abastece Antônio Pereira pode estar “suja” devido à manutenção na bomba, que revolveu a água.
O Secretário contou ainda que, no dia 03/01, a Saneouro, responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto de Ouro Preto e seus distritos, realizou novamente manutenção de rotina no poço e que algumas pessoas podem ter sentido o efeito, a depender da capacidade de reserva das caixas d’água.
Em contato com a Saneouro, Renata Monteiro, gerente de comunicação, informou que o desabastecimento no final de ano foi “atípico e inesperado”, e que, “imediatamente identificado o problema – sedimentos na água do poço artesiano que abastece o distrito – o serviço de fornecimento foi interrompido em função da segurança hídrica da população”.
A Saneouro relatou ainda que a população foi comunicada sobre o desabastecimento pelas redes sociais (stories do Instagram, WhatsApp e imprensa) e site. Segundo informações da concessionária, o abastecimento foi interrompido em 28 de dezembro e normalizado na madrugada de 1º de janeiro.
Até a presente data, 04 de janeiro, a Saneouro não foi notificada sobre novos episódios de desabastecimento em seus canais de comunicação. Nossa equipe não obteve respostas quanto à realização de testes sobre a qualidade da água.
Em caso de desabastecimento ou alterações na cor, cheiro, ou aspecto da água, a população deve contactar a Saneouro pelos canais:
WhatsApp: (11) 95020-6424
Central de Atendimento Telefônico – 24 horas: 0800 002 1741
Ou nos escritórios físicos:
Ponto de Atendimento Sede | Ouro Preto
Av. Juscelino Kubitschek, 717
Loja 3 | Vila Itacolomi
Segunda a Sexta-feira de 8 às 17h
Ponto de Atendimento Cachoeira do Campo
Av. Pedro Aleixo, 630 – Jardins Strett Mall – loja 25 I Cachoeira do Campo
Segunda a Sexta-feira 8 às 17h.
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