Instituto Guaicuy

Comunidades pesqueiras de Três Marias têm destaque em artigo

30 de julho, 2024, por Laura Garcia

Artigo com dados sobre comunidades pesqueiras de Três Marias tem destaque entre as publicações do ramo

O artigo “Mining disaster in Brumadinho (Brazil): social vulnerability from the perspective of the fisherman community” – Desastre minerário em Brumadinho (Brasil): vulnerabilidade social da perspectiva da comunidade pesqueira – está entre os mais visualizados no site da editora Elsevier, nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente. O trabalho, resultado da dissertação de mestrado de Vanessa Gaudereto, traz dados das pesquisas realizadas com apoio do Instituto Guaicuy nas comunidades pesqueiras do entorno da Represa de Três Marias, que foram atingidas pelo desastre-crime da Vale.

Metodologia utilizada

Para análise dos dados, a autora adaptou a metodologia RAPFISH (“avaliação rápida de pesca”, em português), que avalia a sustentabilidade da pesca de maneira multidisciplinar, considerando as dimensões 1) sociais, 2) riscos à saúde e meio ambiente, 3) econômicas, 4) gestão e tecnologia, e 5) organização profissional e governança. Os resultados do trabalho indicam que a pesca é fundamental para a vida das famílias e continua sendo praticada apesar dos riscos percebidos pela comunidade, requerendo, contudo, monitoramento da qualidade dos peixes, do comércio e consumo. 

As pesquisadoras afirmam que a publicação busca “auxiliar a comunidade de pescadores artesanais e profissionais impactados pelo desastre de Brumadinho”, propondo “uma metodologia científica para analisar a vulnerabilidade de comunidades atingidas por este e outros desastres”, diz Cláudia Maris, orientadora do trabalho.  

O artigo pode ser baixado aqui.

Os relatórios ambientais, socioeconômicos e territoriais, além de outras pesquisas conduzidas pelo Guaicuy, estão disponíveis no Banco de Dados e Estudos.

Imagem: Daniela Paoliello/Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!