Instituto Guaicuy

Associação Angá é eleita representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Recursos Hídricos

3 de agosto, 2024, por Laura Garcia

A Associação Angá – Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro – foi eleita representante das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), nesta terça-feira, 30 de julho, em Brasília. A chapa eleita, composta por entidades ambientalistas (entre elas o Guaicuy) a partir de articulação da sociedade civil, defendeu uma representação coletiva das ONGs, propondo levar ao Conselho uma pauta conjunta e relevante para todas as organizações. 

O CNRH é um órgão consultivo e deliberativo do Ministério do Meio Ambiente e faz parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Um dos responsáveis pela implementação da gestão de recursos hídricos no Brasil, contando inclusive com a Câmara Técnica de Segurança de Barragens, o Conselho foi desestruturado no último governo federal, tendo passado os últimos anos sem se reunir. 

O Conselho é composto por representantes do Governo Federal, de Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, de Setores Usuários e de Organizações Civis. Entre suas competências estão a formulação da Política Nacional de Recursos Hídricos e das diretrizes para sua implementação, aprovação do Plano Nacional de Recursos Hídricos e autorização da criação das agências de águas. 

A liderança da representação é Ângelo Lima, atual secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA). Na suplência, estão representantes da SOS Mata Atlântica e do Instituto Internacional Arayara.

Imagem: Manu Dias/AGECOM.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!