A Associação Angá – Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro – foi eleita representante das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), nesta terça-feira, 30 de julho, em Brasília. A chapa eleita, composta por entidades ambientalistas (entre elas o Guaicuy) a partir de articulação da sociedade civil, defendeu uma representação coletiva das ONGs, propondo levar ao Conselho uma pauta conjunta e relevante para todas as organizações.
O CNRH é um órgão consultivo e deliberativo do Ministério do Meio Ambiente e faz parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Um dos responsáveis pela implementação da gestão de recursos hídricos no Brasil, contando inclusive com a Câmara Técnica de Segurança de Barragens, o Conselho foi desestruturado no último governo federal, tendo passado os últimos anos sem se reunir.
O Conselho é composto por representantes do Governo Federal, de Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, de Setores Usuários e de Organizações Civis. Entre suas competências estão a formulação da Política Nacional de Recursos Hídricos e das diretrizes para sua implementação, aprovação do Plano Nacional de Recursos Hídricos e autorização da criação das agências de águas.
A liderança da representação é Ângelo Lima, atual secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA). Na suplência, estão representantes da SOS Mata Atlântica e do Instituto Internacional Arayara.
Imagem: Manu Dias/AGECOM.
O que você achou deste conteúdo?