Instituto Guaicuy

Até 26 de abril, o Instituto Guaicuy encaminhou 162 ofícios, mais da metade cobravam respostas sobre o Pagamento Emergencial

27 de abril, 2021, por Comunicação Guaicuy

Como forma de manter a participação informada e garantir o acesso à informação dos atingidos e das atingidas pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, o Guaicuy vem encaminhando ofícios para a Vale S/A, Defensoria Pública de Minas Gerais e Ministério Público de Minas Gerais com o objetivo de solicitar respostas às demandas mais urgentes das comunidades. Desde o início das atividades da Assessoria até o fim de abril de 2021, foram 162 ofícios enviados. 

As temáticas solicitadas nos ofícios versam sobre água, demandas que envolvem a criação de animais (silagem, água, ração), pagamento emergencial, instalação de filtros, participação das pessoas atingidas nos atos dos processos, canais de atendimento da empresa ré, entregas de caixas d’água e obras realizadas pela Vale S/A nos territórios. 

Dos 162 ofícios encaminhados, 97 foram respondidos e 65 aguardam respostas. A maioria dos ofícios é enviado à Vale, através do canal da mineradora que recebe as demandas das Assessorias Técnicas Independentes. As demandas são das mais variadas comunidades dos municípios tanto da área 4 (Pompéu e Curvelo) como da área 5 (Abaeté, Biquinhas, Paineiras, Morada Nova de Minas, Martinho Campos, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia e Três Marias).

O que são os ofícios?

O ofício é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. No processo de reparação, eles são ferramentas importantes para registrar solicitações das comunidades e de seus representantes. A partir de demandas apontadas pelas comunidades, o Guaicuy realiza o envio destes documentos, cobrando respostas sobre direitos que estão sendo violados após o rompimento.

A formalização das demandas das pessoas atingidas é uma reafirmação da importância e pertinência das suas reivindicações, que muitas vezes haviam se perdido em desinformação e orientações exclusivamente pela oralidade, sem qualquer tipo de comprovante ou recibo.

Pagamento emergencial e água são as principais demandas

Do total de ofícios encaminhados, uma das demandas mais solicitadas pelas pessoas e comunidades atingidas trata do Pagamento Emergencial, recurso presente apenas na Área 4 (Pompéu e Curvelo).

No total, foram 113 ofícios solicitando respostas das Instituições de Justiça (Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais) e da Vale S/A. Em segundo lugar, estão as questões relativas à água que juntam 34 ofícios. 

No município de Felixlândia, importante destacar o ofício encaminhado para a Vale S/A a pedido da comunidade de La Poveda referente à instalação de filtros e a água.

Procure o Guaicuy para relatar a sua situação e, se for o melhor encaminhamento enviamos um ofício, solicitando informações ou providências. Entre em contato com Guaicuy: (31) 97102-5001.

Clique aqui e confira o painel atualizado com os ofícios enviados pelo Guaicuy

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!