Através de edital elaborado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, populações de regiões atingidas pelo rompimento da barragem da Vale sobre o rio Paraopeba elegeram ONG.
Em 2019, o Instituto Guaicuy foi eleito, através das comissões de atingidos, para fornecer Assessoria Técnica Independente nas regiões 4 e 5.
Região 4: Pompéu e Curvelo
Região 5: Demais municípios banhados pelo Lago da UHE de Três Marias: São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras, Martinho Campos, Abaeté e Três Marias
Durante o período de maio a agosto de 2019, 21 entidades sem fins lucrativos se credenciaram para participação do processo de escolha, se apresentaram publicamente às comunidades. As entidades foram legitimadas pelas Assembleias através de votações, entre os meses de maio e agosto de 2019.
Além disso, a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) foi escolhida para atuar nas regiões 1 e 2, o Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab) foi escolhido na região 3.
A homologação da eleição do Guaicuy, em relação à área 4, foi no dia 06 de agosto de 2019 e, em relação à área 5, no dia 29 de setembro de 2019. A liberação dos recursos necessários para a atuação das ATIs, entretanto, só foi feita no dia 03 de abril de 2020. Para saber mais sobre o andamento do processo judicial contra a Vale em relação ao rompimento da barragem de rejeitos sobre o rio Paraopeba, clique aqui.
O que você achou deste conteúdo?