A partir das manifestações de diversas pessoas atingidas, o Instituto Guaicuy fez contato com a equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FGV relatou que, segundo informações obtidas junto à Caixa Econômica Federal, os pagamentos de ontem ocorreram normalmente, de forma que não foi identificado erro sistêmico nos pagamentos do Programa de Transferência de Renda (PTR).
A FGV indicou que as reclamações sobre os casos de não recebimento sejam encaminhadas individualmente, seja registrando o ocorrido no telefone de atendimento (0800 032 8022), seja comparecendo aos postos de atendimento, seja através de envio de ofício relatando o problema.
Diante das dificuldades identificadas nos caminhos indicados pela FGV (como a dificuldade no atendimento pelo telefone, relatada por muitas pessoas), o Instituto Guaicuy formalizou um Ofício para a entidade, com cópia para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), solicitando a que a FGV faça a revisão e indique a solução para todos os casos de não recebimento da parcela de janeiro, sem que as pessoas atingidas tenham que se movimentar para tal (o que poderia acarretar em gasto de recursos e tempo). Solicitamos, também, que seja indicado um canal onde as pessoas recebam orientações concretas e específicas para os seus casos.
De toda forma, conforme a orientação obtida até o momento, é importante que as pessoas que não receberam a parcela do PTR de janeiro de 2024 procurem registrar o ocorrido de alguma forma:
➡️ comparecendo a algum Posto de Atendimento da FGV ou ao atendimento volante na sua comunidade;
➡️ encaminhando um email para ouvidoriaptr@fgv.br, identificando-se na mensagem e relatando o ocorrido;
Estamos em busca de soluções mais efetivas para as pessoas atingidas, mas ressaltamos que o caminho até então apontado pela FGV é a indicação, por cada pessoa atingida, de seu problema junto aos canais de comunicação da instituição. Lembramos também que é possível avaliar com a referência do Guaicuy em sua comunidade se é viável o encaminhamento de ofício sobre sua situação, mediante assinatura de termo de consentimento para compartilhamento de dados pessoais.
Se surgirem novas informações ou orientações, elas serão divulgadas pelo Guaicuy.
O que você achou deste conteúdo?