Instituto Guaicuy

Como atuamos

Atualmente desenvolvendo atividades como Assessoria Técnica Independente em 10 cidades de Minas Gerais e no distrito de Antônio Pereira (Ouro Preto), além de contar com sedes nas cidades de Belo Horizonte e Mariana, trabalhamos para nos tornar um instituto de referência nacional no debate sobre saúde ambiental e na construção de uma sociedade mais justa, saudável, solidária e participativa.

Desde a nossa criação a partir do Projeto Manuelzão, que tem como o foco a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, conservamos em nosso “DNA” a luta em prol da preservação e melhoria da qualidade ambiental das bacias hidrográficas como um dos eixos centrais de atuação do Instituto Guaicuy.  Acreditamos que as bacias, enquanto territórios dinâmicos e integrados, revelam os laços fortes entre o homem e o meio ambiente, a complexidade da vida em comunidade, a biodiversidade e todo fluxo que nos mantém conectados e dependentes da Terra.

Tomando como ponto de partida a valorização e preservação dos rios e afluentes, atuamos junto de comunidades em defesa dos territórios cujo modos de vida estão diretamente ligados aos fluxos das águas, buscando, dentre outros objetivos, proporcionar a participação informada das comunidades nos processos judiciais por danos a essas comunidades e à natureza, fazer o reconhecimento das pessoas atingidas por desastres-crimes ambientais, assim como identificar e listar os danos sofridos, realizar a identificação de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).

Preservação do meio ambiente

Ainda em Minas Gerais, temos participação ativa nos movimentos de preservação das nossas serras e matas, como a Serra do Curral, um dos cartões postais da região metropolitana de Belo Horizonte; e a mata do bairro Havaí, em BH, uma importante área de preservação ambiental da capital mineira que estava sendo ameaçada pelas obras de construção de condomínio. Após diversas mobilizações populares, a empresa desistiu da obra.

Também possuímos frente de atuação nacional através da busca constante por diálogo com as instituições de justiça e poder público. Além disso, em abril de 2023, voltamos a assumir uma cadeira no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), um importante colegiado que tem a função de discutir e elaborar as políticas públicas ambientais. No Conselho, representamos a Região Sudeste por escolha de entidades ambientalistas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Como integrantes do Conama no biênio 2023-2025, poderemos, junto com representantes do poder público e da sociedade civil, discutir e elaborar as políticas públicas a serem implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas.

Onde estamos

ATI PARAOPEBA

  • Pompéu
  • Curvelo
  • Felixlândia
  • Três Marias
  • São Gonçalo do Abaeté
  • Martinho Campos
  • Morada Nova de Minas
  • Biquinhas
  • Paineiras
  • Abaeté

ATI ANTÔNIO PEREIRA

  • Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto
  • Mariana
  • Belo Horizonte

 

Causas

Saiba mais

Projetos

Saiba mais

Representações

Saiba mais

Assessoria Técnica

Saiba mais

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!