Paraopeba
Moradores se manifestam contra criação de usina da Cemig na Represa de Três Marias
1 de novembro de 2023
Na próxima sexta-feira, dia 19, a Câmara Municipal de Três Marias vai receber uma Audiência Pública para tratar das consequências da instalação de uma Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF) na Represa de Três Marias. Moradores, trabalhadores da cadeia da pesca e ambientalistas criticam o empreendimento e temem impactos ambientais, paisagísticos e socioeconômicos. A audiência foi convocada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O receio é de que a construção prejudique a saúde das águas e da vida aquática, além de limitar o acesso de moradores, turistas e pescadores às águas da represa. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) planeja implementar a UFF nas proximidades de Parque das Nações, bairro de Três Marias, que foi atingido pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
“O povo que mora aqui já tem pouco espaço de uso da represa. A população comum não tem acesso à água, só em uma pequena parte na represa e é nessa pequena parte que a CEMIG quer construir. É onde o povo tem acesso, pescadores, piscicultores, turistas… atrapalharia toda a cadeia econômica da pesca, fora o turismo e o paisagismo”, aponta Thais Castelo Branco, representante da Comissão de Pessoas Atingidas Nações Unidas, de Três Marias.
Os moradores também criticam a falta de participação popular em todo o processo, alegando que a população não foi consultada sobre o empreendimento.
Alegando planos de otimizar a produção de energia elétrica na Represa de Três Marias, no segundo semestre de 2023, a Cemig anunciou a instalação de uma UFF de 55 hectares no espelho d’água do reservatório. O início das obras está previsto para o final de 2024, enquanto as operações devem iniciar em 2026.
No final de outubro do ano passado, o tema também foi pauta de outra Audiência Pública, em Belo Horizonte. Na ocasião, Thadeu Carneiro da Silva, Diretor de Geração e Transmissão da Cemig, não respondeu sobre a estimativa do impacto nos empregos locais e nem apresentou estudos que justificassem a afirmação da autarquia de que o empreendimento não causaria impactos ambientais.
A Audiência Pública acontece às 17 horas do dia 19 de abril, na Câmara Municipal de Três Marias. Além das deputadas e deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social da ALMG, também foram convidados para participar da sessão o prefeito de Três Marias, Adair Divino da Silva; o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de MInas Gerais, Fernando Passalio de Avelar; e representantes de moradores e movimentos sociais.
Foto: Arquivo ALMG/Guilherme Bergamini
Paraopeba
1 de novembro de 2023
Paraopeba
Paraopeba
O que você achou deste conteúdo?