Instituto Guaicuy

Guaicuy Informa nº11

26 de setembro, 2023, por AMICD

Guaicuy Informa
Antônio Pereira

👋🏼📣 Confira o boletim especial sobre o trabalho da Assessoria Técnica Independente em Antônio Pereira:

 

Olá, comunidade! Eu sou Ronald Guerra, coordenador-geral da Assessoria Técnica Independente e vice-presidente do Instituto Guaicuy. Vamos conversar sobre o trabalho que temos desenvolvido em Antônio Pereira?! 

🤳🏽 Iniciamos, formalmente, o nosso trabalho de assessoramento no dia 1º de dezembro de 2022. Nessa época, iniciamos todos os processos administrativos, como abertura de edital para contratação de profissionais, aluguel dos escritórios em Antônio Pereira e Mariana, além de criação dos processos de transparência, administrativos e financeiros, compra e aluguel de equipamentos.  

O processo de seleção foi criterioso e transparente. Foram analisados 656 currículos, com 156 profissionais entrevistados. Hoje, somos 20 profissionais, de diferentes áreas, atuando em Antônio Pereira. A força do nosso trabalho está no engajamento coletivo da comunidade e na luta pela reparação integral* dos danos causados pelo descomissionamento da barragem de Doutor, da mineradora Vale. 

⚠️Estamos trabalhando no território!

Já realizamos uma série de atividades coletivas e individuais, como a mobilização para o abaixo assinado, que teve como objetivo a manifestação ampla de apoio das pessoas atingidas ao trabalho do Instituto Guaicuy e do GEPSA, que é a entidade técnica escolhida pela juíza para atuar no território. Foram quase mil assinaturas, o que demonstra o apoio e a responsabilidade que temos para com a comunidade. 

De 1º de dezembro a 15 de março, estivemos em reuniões presenciais e online com cerca de 80 moradores e moradoras de Antônio Pereira. Além dos encontros, foram feitos  73 atendimentos individuais,  39 acolhimentos e 4 mobilizações. Também acompanhamos projetos, manifestações e outras reuniões no território, além de encontros com GEPSA e com os garimpeiros. Todos esses momentos fortalecem nosso vínculo com a comunidade e ampliam o alcance da Assessoria Técnica Independente.

🗓️ No dia 23 de março, às 19h, faremos uma reunião com o GEPSA, aberta à comunidade de Antônio Pereira, para explicar como será a atuação do grupo no levantamento de danos, cadastramento das pessoas do distrito e elaboração da Matriz de Danos. 

Apoio jurídico à comunidade

Como parte da nossa atuação junto à comunidade de Antônio Pereira, em alguns casos, recebemos demandas que necessitam de encaminhamento para algum órgão público ou orientação jurídica. Um exemplo é a denúncia sobre derramamento irregular de rejeito de concreto no córrego Água Suja. Foram mais de dois anos de denúncias da comunidade sem que a empresa responsável e os poderes públicos resolvessem a situação. Porém, a pedido da comunidade, a ATI fortaleceu a denúncia, enviou um ofício para a polícia ambiental, entre outros órgãos responsáveis pela fiscalização e, com isso, a empresa causadora dos danos foi multada.

📣 Nossa comunicação é ativa. Isso pode ser notado pelos 45 Boletins Informativos enviados neste período, além de respostas às dúvidas das pessoas atingidas com o Guaicuy Responde e de matérias feitas para a imprensa, site e redes sociais do Instituto. Atualmente, conversamos com mais de 300 pessoas nas listas de transmissão do whatsapp e atendemos, também pelo whatsapp, cerca de 40 pessoas por semana.

Quando nossos escritórios estarão abertos?

Estamos finalizando os reparos do escritório em Antônio Pereira. A sede, localizada no Centro Comunitário, na Rua 33, número 30, receberá os móveis e equipamentos no final do mês. 

Além da sede em Antônio Pereira, temos um escritório administrativo em Mariana, na Rua Jorge Marquês, 355, São Sebastião. 

Núcleos comunitários

Em abril, iniciaremos a formação de sete núcleos comunitários organizados por território, sendo eles: Pedreira; Região da Igreja Queimada e Residencial Bela Vista; Centro Histórico e Lapa; Ribeirinhos e tabuleiro, Baixada; projetadas 10 e 15 e ruas afluentes; Residencial Dom Luciano (loteamento) e Distrito Industrial; Vila Samarco e Moradores e proprietários das zonas de autossalvamento (ZAS) 

Os núcleos são formas de organização e de participação das pessoas atingidas em todo o processo de reparação, tendo como expectativa, o fortalecimento dos vínculos comunitários.

📌 E esse é só o início do nosso trabalho. É importante que vocês saibam que podem contar conosco na luta pela participação, por acesso às informações e pela reparação justa. Em caso de dúvidas, demandas ou denúncias de danos causados pela mineração predatória, entre em contato conosco. Nosso telefone é: (31) 9 9502-2425. Nosso e-mail é: ati.antoniopereira@guaicuy.org.br.

📲 💻 Para saber mais sobre o Instituto Guaicuy acompanhe nosso site www.guaicuy.org.br e nossas redes sociais @institutoguaicuy

Contem com a gente e saibam: O Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!