👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo da semana.
Amanhã, dia 27/01, às 8h, vai acontecer o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) específico para as mulheres da comunidade. A atividade vai ser realizada pelo GEPSA na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto (Rua Água Marinha, nº 90). O objetivo é entender os impactos do risco de rompimento e obras de descaracterização da Barragem Doutor que atingem especificamente as mulheres.
✨🤸🏻♀️✨ Vai ter ciranda! As crianças serão muito bem-vindas!.
Nosso primeiro encontro do ano para o grupo temático de mulheres, junto ao Canal das Moças, será na próxima quarta-feira, dia 31/01, às 13h30, no CRAS de Antônio Pereira. Nesta atividade teremos a construção de um painel para exposição de fotos tiradas em 2023.
Os encontros da ATI com as mulheres acontecem sempre na última quarta-feira do mês, das 13h30 às 15h30. O objetivo é fortalecer esse grupo por meio da perspectiva dos Direitos Humanos e da economia solidária. Todas as mulheres de Antônio Pereira estão convidadas a participarem desse importante espaço coletivo.
📍O CRAS fica na Rodovia 129 Km 130 (que liga Antônio Pereira à cidade de Mariana). Venha participar!
⚖️ O Instituto Guaicuy elaborou seu novo plano de trabalho a partir da determinação da juíza no processo coletivo movido em razão do risco de rompimento e obras de descomissionamento da Barragem Doutor, em que a Vale é ré.
📝O plano foi elaborado a partir de um esforço coletivo das equipes multidisciplinares da ATI. Para 2024, vamos realizar as seguintes ações para fortalecer a luta pela reparação de danos:
✅contribuir para a formação da comissão de pessoas atingidas;
✅realizar reuniões com grupos temáticos (mulheres, adolescentes, quintais produtivos);
✅promover estudos antropológicos para reconhecer o garimpo de Antônio Pereira como atividade tradicional;
✅acompanhar demandas de grupos e entidades específicos no território;
✅desenvolver articulação institucional com organizações ligadas às pessoas atingidas por barragens, como órgãos públicos e movimentos sociais.
Começa hoje a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em Antônio Pereira. Promovida pela Prefeitura de Ouro Preto, o objetivo da iniciativa é realizar campanha educativa e aplicar larvicidas em locais propícios à reprodução do mosquito, que é vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Nos dias 31/01 e 1°/02, a prefeitura vai abrir casas fechadas para tratamento focal no distrito, especialmente nas áreas da ZAS. ⚠️ Atenção! Os agentes de combate a endemias da prefeitura estarão devidamente identificados. Saiba mais.
🤒 Se você sentir sintomas como febre, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça, manchas e coceira na pele procure atendimento médico. No Posto de Saúde de Antônio Pereira é feito o teste rápido para a detecção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
📲 Em caso de dúvidas, o telefone para falar com o Instituto Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?