👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.
Na próxima quinta-feira, dia 26/9, das 9h às 11h, o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP) irá ministrar um treinamento com toda a nossa equipe sobre o cadastro realizado com as pessoas atingidas de Antônio Pereira. Devido ao treinamento com o GEPSA, a reunião virtual de núcleo comunitário com as pessoas removidas da ZAS, prevista para a mesma data, foi remarcada para o dia 1º de outubro, às 19h.
Na noite de ontem, 19/9, realizamos a primeira reunião da nossa 5ª rodada de Núcleos Comunitários! Cerca de 40 moradoras/es da região de Ribeirinhos e Tabuleiros, entre adultos e crianças, estiveram presentes neste encontro que, por meio de uma metodologia popular, construiu entendimentos sobre o cadastro que o GEPSA vem aplicando desde o dia 5 de setembro.
Chamado “Ipê Florido”, o método identifica a raiz dos problemas como sendo o risco de rompimento e as obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale em Antônio Pereira, tomando como marco temporal o dia 1º de abril de 2020, quando ocorreu o acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Esta é a data considerada pelo GEPSA para identificar as pessoas atingidas de Antônio Pereira, conforme os critérios apresentados pelo grupo. Veja o resumo que fizemos das respostas do GEPSA às principais dúvidas da comunidade sobre o cadastro.
O método de condução da reunião seguiu com a ATI apresentando, no tronco da árvore, os caminhos para a formulação e aplicação do cadastro. Na sequência, as pessoas atingidas presentes indicaram, nos galhos e flores, as informações sobre a identificação das famílias e o levantamento dos danos por meio do cadastro, bem como o reconhecimento e a reparação desses danos através da Matriz de Danos, do Diagnóstico Socioeconômico e do Plano de Reparação Integral de Antônio Pereira, a serem elaborados pelo GEPSA.
A atividade da Ciranda, com as crianças, resultou em uma apresentação musical no final da reunião, que demonstrou o poder de integração dos pequenos moradores do distrito e que eles têm muito a dizer. Além disso, as crianças apresentaram o mapa afetivo do Pereira, onde elas fizeram desenhos de temas que elas gostam como, por exemplo, o torneio de pipa, igreja queimada, cavalgada e as cachoeiras.
A reunião sobre o cadastro do GEPSA com o núcleo comunitário 4, que reúne moradoras e moradores da Vila Residencial Antônio Pereira foi adiada. Isso porque foi marcada para a mesma data e horário, amanhã, dia 21/9, às 9h, uma reunião com a diretoria do E. C. Samisa, para tratar das obras do clube. A reunião com a diretoria do Samisa será na Rua da Prata, s/n, na Vila Residencial Antônio Pereira.
Atenção para a nova data: a nossa reunião de núcleo 4 (Vila Residencial Antônio Pereira) foi remarcada para o dia 28/9, às 9h.
Confira o cronograma atualizado das próximas reuniões de núcleo comunitário:
🗓️ 24/09/2024, às 18h30 – Reunião do Núcleo 3 (Baixada, Projetadas e Loteamento Dom Luciano)
🗓️ 28/09/2024, às 9h – Reunião de Núcleo 4 (Vila Residencial Antônio Pereira)
🗓️ 28/09/2024, às 14h – Reunião de Núcleo 1 (Pedreira, Igreja Queimada, Centro Histórico e Lapa)
🗓️ 1º/10/2024, às 19h – Reunião de Núcleo 5 (pessoas removidas da Zona de Autossalvamento).
Para a próxima quarta, dia 25/9, às 13h, preparamos mais um encontro junto ao Canal das Moças. Desta vez realizaremos uma oficina sobre ginecologia autônoma e sexualidade. Isso porque, conhecer mais sobre o próprio corpo, funções e sinais é fundamental. Cuidar da saúde ginecológica e sexual também! Nesse encontro vamos conversar sobre esses e outros temas que, muitas vezes, são tabu na vida das mulheres, mas que podem orientar a compreender algumas questões simples de saúde.
📌 O encontro será no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Antônio Pereira.
O II Encontro das Mulheres em Defesa da Vida, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), aconteceu no último sábado (14/9), em Belo Horizonte. A maioria das mulheres presentes são atingidas de Brumadinho, da bacia do Rio Paraopeba e da região da Represa de Três Marias. Mas também estavam presentes moradoras de Mariana, da Bacia do Rio Doce, de Itatiaiuçu e da Bacia do Jequitinhonha; além de integrantes de entidades parceiras, como representantes do Guaicuy, Aedas e Nacab; e representantes das Instituições de Justiça. Saiba mais.
Após processo de revitalização, a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira vem se reunindo periodicamente para discutir as principais questões relacionadas à reparação da comunidade. Em destaque estão pautas como saúde e educação da população atingida. A união e a luta coletiva tem aberto caminhos promissores para a reparação. Um exemplo disso é o convite enviado no dia 2 de setembro, por parte da coordenação do Núcleo de Ações Reparatórias da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), para que a Comissão integre, em caráter temporário, o grupo de trabalho que vai elaborar um produto para contribuir com o enfrentamento dos impactos negativos gerados pela mineração à saúde humana. Este convite sinaliza o reconhecimento da legitimidade, força e importância da Comissão que, ao aceitar compor esse grupo de trabalho, conquista um espaço importante em prol da coletividade.
📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?