Instituto Guaicuy

Guaicuy Informa nº 119

20 de setembro, 2024, por Ellen Joyce Marques

Guaicuy Informa
Antônio Pereira

👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.

👩🏽‍💻👨🏻‍💻 ATI participa de treinamento sobre Cadastro

Na próxima quinta-feira, dia 26/9, das 9h às 11h, o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP) irá ministrar um treinamento com toda a nossa equipe sobre o cadastro realizado com as pessoas atingidas de Antônio Pereira. Devido ao treinamento com o GEPSA, a reunião virtual de núcleo comunitário com as pessoas removidas da ZAS, prevista para a mesma data, foi remarcada para o dia 1º de outubro, às 19h

🙋🏾‍♀️🙋🏽 Reuniões de Núcleo Comunitário

Na noite de ontem, 19/9, realizamos a primeira reunião da nossa 5ª rodada de Núcleos Comunitários! Cerca de 40 moradoras/es da região de Ribeirinhos e Tabuleiros, entre adultos e crianças, estiveram presentes neste encontro que, por meio de uma metodologia popular, construiu entendimentos sobre o cadastro que o GEPSA vem aplicando desde o dia 5 de setembro

Chamado “Ipê Florido”, o método identifica a raiz dos problemas como sendo o risco de rompimento e as obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale em Antônio Pereira, tomando como marco temporal o dia 1º de abril de 2020, quando ocorreu o acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Esta é a data considerada pelo GEPSA para identificar as pessoas atingidas de Antônio Pereira, conforme os critérios apresentados pelo grupo. Veja o resumo que fizemos das respostas do GEPSA às principais dúvidas da comunidade sobre o cadastro.

O método de condução da reunião seguiu com a ATI apresentando, no tronco da árvore, os caminhos para a formulação e aplicação do cadastro. Na sequência, as pessoas atingidas presentes indicaram, nos galhos e flores, as informações sobre a identificação das famílias e o levantamento dos danos por meio do cadastro, bem como o reconhecimento e a reparação desses danos através da Matriz de Danos, do Diagnóstico Socioeconômico e do Plano de Reparação Integral de Antônio Pereira, a serem elaborados pelo GEPSA.  

A atividade da Ciranda, com as crianças, resultou em uma apresentação musical no final da reunião, que demonstrou o poder de integração dos pequenos moradores do distrito e que eles têm muito a dizer. Além disso, as crianças apresentaram o mapa afetivo do Pereira, onde elas fizeram desenhos de temas que elas gostam como, por exemplo, o torneio de pipa, igreja queimada, cavalgada e as cachoeiras.     

⚠️ Encontro com o núcleo da Vila é adiado em razão de reunião com a diretoria do E. C. Samisa!

A reunião sobre o cadastro do GEPSA com o núcleo comunitário 4, que reúne moradoras e moradores da Vila Residencial Antônio Pereira foi adiada. Isso porque foi marcada para a mesma data e horário, amanhã, dia 21/9, às 9h,  uma reunião com a diretoria do E. C. Samisa, para tratar das obras do clube. A reunião com a diretoria do Samisa será na Rua da Prata, s/n, na Vila Residencial Antônio Pereira.

Atenção para a nova data: a nossa reunião de núcleo 4 (Vila Residencial Antônio Pereira) foi remarcada para o dia 28/9, às 9h.

Confira o cronograma atualizado das próximas reuniões de núcleo comunitário:

🗓️ 24/09/2024, às 18h30 – Reunião do Núcleo 3 (Baixada, Projetadas e Loteamento Dom Luciano)

🗓️ 28/09/2024, às 9h – Reunião de Núcleo 4 (Vila Residencial Antônio Pereira)

🗓️ 28/09/2024, às 14h – Reunião de Núcleo 1 (Pedreira, Igreja Queimada, Centro Histórico e Lapa)

🗓️ 1º/10/2024, às 19h – Reunião de Núcleo 5 (pessoas removidas da Zona de Autossalvamento).

🪞🧎🏽‍♀️ Oficina de ginecologia autônoma e sexualidade

Para a próxima quarta, dia 25/9, às 13h, preparamos mais um encontro junto ao Canal das Moças. Desta vez  realizaremos uma oficina sobre ginecologia autônoma e sexualidade. Isso porque, conhecer mais sobre o próprio corpo, funções e sinais é fundamental. Cuidar da saúde ginecológica e sexual também! Nesse encontro vamos conversar sobre esses e outros temas que, muitas vezes, são tabu na vida das mulheres, mas que podem orientar a compreender algumas questões simples de saúde. 

📌 O encontro será no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Antônio Pereira.

 👩🏽‍🤝‍👩🏻 250 mulheres discutem políticas de saúde e cuidado no enfrentamento à mineração predatória

O II Encontro das Mulheres em Defesa da Vida, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), aconteceu no último sábado (14/9), em Belo Horizonte. A maioria das mulheres presentes são atingidas de Brumadinho, da bacia do Rio Paraopeba e da região da Represa de Três Marias. Mas também estavam presentes moradoras de Mariana, da Bacia do Rio Doce, de Itatiaiuçu e da Bacia do Jequitinhonha; além de integrantes de entidades parceiras, como representantes do Guaicuy, Aedas e Nacab; e representantes das Instituições de Justiça. Saiba mais

✊🏾 Comissão de Antônio Pereira: forte e atuante!

Após processo de revitalização, a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira vem se reunindo periodicamente para discutir as principais questões relacionadas à reparação da comunidade. Em destaque estão pautas como saúde e educação da população atingida. A união e a luta coletiva tem aberto caminhos promissores para a reparação. Um exemplo disso é o convite enviado no dia 2 de setembro, por parte da coordenação do Núcleo de Ações Reparatórias da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), para que a Comissão integre, em caráter temporário, o grupo de trabalho que vai elaborar um produto para contribuir com o enfrentamento dos impactos negativos gerados pela mineração à saúde humana. Este convite sinaliza o reconhecimento da legitimidade, força e importância da Comissão que, ao aceitar compor esse grupo de trabalho, conquista um espaço importante em prol da coletividade.

📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br 

🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!