👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.
Na noite de ontem, 10/10, em reunião organizada por nós, do Instituto Guaicuy, a pesquisadora Ana Paula Lessa Belone se apresentou a mais de cem garimpeiras e garimpeiros tradicionais de Antônio Pereira. Ana Paula, que respeitosamente pediu licença à comunidade para sua entrada no território, é a perita, contratada pelo Programa Próximos Passos, que vai fazer o laudo antropológico para reconhecimento da tradicionalidade do garimpo de Antônio Pereira.
✊🏾✨ Essa conquista é fruto de muita organização e luta popular! A reunião, que aconteceu na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, contou ainda com a presença de Luiz Tarcísio, representante do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-CIMOS), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).
O Programa Próximos Passos é uma parceria entre o CAO-CIMOS/MPMG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), que tem por objetivo a efetivação dos Direitos Fundamentais de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) de Minas Gerais.
As sirenes de emergência serão acionadas no dia 24/10, às 10h, durante o Simulado de Segurança de Barragens promovido pela Vale em Antônio Pereira. De acordo com divulgação da mineradora, o simulado é um treino sobre como agir em uma possível situação de emergência. Assim, todos que ouvirem as sirenes e/ou estiverem circulando em locais com as placas de “rota de fuga”, devem seguir para os pontos de encontro sinalizados. Antes disso, porém, na próxima quinta, dia 17/10, às 19h, a mineradora vai realizar o Seminário Orientativo e Reunião Pública online sobre o Plano de Ação de Emergência das Barragens Doutor, Natividade e Timbopeba, todas localizadas na Mina Timbopeba. O link para a sala do seminário deve ser disponibilizado pela Vale no site: www.vale.com/paebm
📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?