👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.
Na manhã de hoje, 18/10, em reunião realizada em nosso escritório, pessoas atingidas moradoras da Vila Residencial Antônio Pereira, acompanhadas por membros da Comissão e por nós, do Guaicuy, se reuniram com dois agentes da Defesa Civil. A principal pauta é a nova interpretação da mancha de inundação da Barragem Timbopeba, da Vale.
De acordo com a Defesa Civil, o desenho da mancha de inundação da Barragem Timbopeba sofreu alteração em 2022 e foi a auditoria que alertou a mineradora sobre o possível atingimento de moradia familiar.
A Defesa Civil informou que não há previsão de novas remoções e se comprometeu a estudar os casos envolvendo a proximidade de moradias com a mancha de inundação da Barragem Doutor e da Barragem Timbopeba. A partir disso, o órgão, que é responsável pela coordenação e implementação de ações relacionadas à proteção e defesa da população em situações de emergências e desastres, vai elaborar o laudo técnico sobre a situação da mancha da Barragem Timbopeba estar atingindo uma residência. De posse destes laudos, as famílias, que assim desejarem, podem cobrar, na justiça, a remoção para local que entenderem ser seguro. Uma vez que a Vale alega não haver necessidade de novas remoções.
Assim que o laudo técnico da Defesa Civil estiver pronto, nós, do Instituto Guaicuy, marcaremos uma reunião com a comunidade e com o Ministério Público de Minas Gerais, para levar as informações de maneira transparente e tirar dúvidas das pessoas atingidas. A ATI segue acompanhando os casos e apoiando toda a comunidade de Antônio Pereira.
As sirenes de emergência serão acionadas na próxima quinta-feira, dia 24/10, às 10h, durante o Simulado de Segurança de Barragens promovido pela Vale em Antônio Pereira. De acordo com divulgação da mineradora, o simulado é um treino sobre como agir em uma possível situação de emergência. Assim, todos que ouvirem as sirenes e/ou estiverem circulando em locais com as placas de “rota de fuga”, devem seguir para os pontos de encontro sinalizados.
Na próxima terça e quarta-feira, dias 22 e 23/10, nós, do Instituto Guaicuy, realizaremos plantões para tirar dúvidas sobre o cadastro realizado pelo Gepsa junto às pessoas atingidas pelo risco de rompimento e obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale. A ação é um desdobramento da 5ª rodada de reuniões de núcleos comunitários e busca trazer mais informações sobre o cadastro em diferentes lugares e horários para facilitar o acesso às informações. Atenção para os dias, horários e locais:
🗓️ 22/10 – terça-feira
Núcleo 1 (Pedreira, Igreja Queimada, Centro Histórico e Lapa)
⌚ Horário: 10h às 12h
🏠 Local: casa da Maria da Lapa ao lado da Igreja Queimada, na Rua Beco Novo, nº 04.
🗓️ 22/10 – terça-feira
Núcleo 2 (Ribeirinhos e Tabuleiros)
⌚ Horário: 13h30 às 15h30
🏠 Local: Casa Escola, na Rua Grande, nº 01.
🗓️ 23/10 – quarta-feira
Núcleo 3 (Baixada, Projetadas e Loteamento Dom Luciano)
⌚ Horário: 10h às 12h
🏠 Local: Escritório da ATI, na Rua Padre Ângelo, nº 30.
💬🫱🏻🫲 Escolha o melhor horário e local para você. Venha falar com a gente e tirar suas dúvidas sobre o cadastro do GEPSA!
Hoje, você vai saber um pouco mais sobre uma das pessoas que estão do lado certo da história ao apoiar a luta pela reparação das pessoas atingidas de Antônio Pereira. Conheça Izabella Resende.
“Olá, aqui é Izabella, Gerente da Assessoria Técnica Independente em Antônio Pereira e integrante da Associação Instituto Guaicuy. Moro em Ouro Preto, sou geógrafa e gestora do terceiro setor. Iniciei a minha trajetória profissional trabalhando com comunidades rurais no Vale do Jequitinhonha. Desde 2011 acompanho diretamente a luta por acesso à água, como mobilizadora social no Comitê da Bacia do Rio das Velhas e por meio do Projeto Manuelzão. Em 2017 e 2018 estive na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, atuando com comunidades ribeirinhas e tradicionais, além de assentamentos da reforma agrária em MG. Trabalhei também como consultora, com, por exemplo, Oficinas Participativas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Verde Grande. Desde 2019 contribuo junto à equipe multidisciplinar do Instituto Guaicuy ao lado das pessoas atingidas pela mineração predatória. Eu faço parte da sua Assessoria Técnica Independente e pode contar comigo na luta pela reparação integral.“
📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?