👋🏼📣 Olá, moradoras e moradores de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o boletim informativo desta semana.
Em decisão proferida hoje, dia 1º de novembro, a juíza Kellen Cristini de Sales e Souza aprovou o nosso plano de trabalho e determinou o prazo de 48 horas para a Vale fazer o depósito judicial do recurso para a finalização das atividades da ATI nos próximos seis meses (de dezembro de 2024 a maio de 2025).
Na semana que vem, enviaremos um informe especial com todos os pontos tratados na decisão da juíza.
Na tarde da última quarta-feira, 30 de outubro, nós, do Guaicuy, estivemos em reunião com o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Dr. Thiago Correia e com José Ourismar, representante do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-CIMOS). O encontro teve o objetivo de promover diálogos com o Ministério Público sobre a situação financeira da Assessoria Técnica Independente, o cadastro realizado pela entidade multidisciplinar GEPSA e a reabertura do Programa de Indenização Extrajudicial da Vale em Antônio Pereira.
Na noite de ontem, dia 31 de outubro, nos reunimos com a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira para discutir o atual cenário e a construção de propostas de ações a respeito dos direitos das pessoas atingidas e da manutenção de sua ATI em Antônio Pereira. Durante a reunião, a Comissão definiu que enviará participantes para a oficina do “Projeto Empoderamento Jurídico”, realizada pelo projeto Manuelzão e pelo Instituto Guaicuy. A oficina vai acontecer no dia 09 de novembro, na sede da Associação Comunitária do Morro São Sebastião, em Ouro Preto. Entre as pautas destacam-se também uma reunião no Fórum da Comarca de Ouro Preto sobre o local de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), o envio de ofícios estratégicos por parte da Comissão, o acompanhamento do processo de elaboração do Laudo Antropológico para reconhecimento da tradicionalidade da comunidade garimpeira de Antônio Pereira, e a integração da Comissão na jornada de lutas em torno do marco de 9 anos do crime da Samarco em Mariana.
No dia 5 de novembro, próxima terça-feira, completam-se nove anos de luta do povo atingido, desde o rompimento da Barragem de Fundão, de propriedade da Samarco, Vale e BHP, em Mariana. Muitas conquistas foram alcançadas ao longo de tantos anos de luta.
✊🏾 Essa também é uma luta da população de Antônio Pereira, que é atingida duplamente – pelos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão e pelo risco de rompimento da Barragem Doutor. Participe das atividades de mais esse marco para a população atingida! Veja a programação:
4 de novembro
18h – Abertura da exposição “Como contar o tempo que não volta?”
📍Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP) em Mariana.
5 de novembro
9h – Ato em memória das pessoas que morreram em decorrência do rompimento da Barragem de Fundão e em atenção a não repetição dos danos diante do Projeto Longo Prazo, da Samarco
📍Bento Rodrigues de origem.
14h30 – Concentração para a marcha pelos direitos dos atingidos
📍 Centro de Convenções, AV. Getúlio Vargas, 110 em Mariana.
16h – Intervenção e Projeção Visual
📍 Praça Minas Gerais e Praça Gomes Freire em Mariana
6 de novembro
7h – Distribuição de mudas pela Escola Família Agrícola Paulo Freire
📍EFA em Acaiaca.
11 de novembro
18h – Encerramento da exposição “Como contar o tempo que não volta?”
📍Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP) em Mariana.
A programação é fruto de uma parceria entre a Comissão de Pessoas Atingidas pela Barragem de Fundão de Mariana (CABF), a Cáritas MG | ATI Mariana, o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Conflitos em Territórios Atingidos (CONTERRA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA).
📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?