👋🏼📣 Confira o boletim especial sobre a nuvem de poeira que cobriu a comunidade de Antônio Pereira no domingo (20/08):
👩🏿💻🧑🏽💻O Instituto Guaicuy, Assessoria Técnica Independente de todas as pessoas atingidas de Antônio Pereira, recebeu mais de 100 denúncias, fotos e vídeos enviados pela comunidade relativos à poeira que tomou conta do distrito no último domingo (20).
🦺 Nossa equipe está tomando providências, como a produção de material de comunicação (matéria e vídeo) para dar mais visibilidade à gravidade do problema, dossiê com os relatos e imagens para enviar aos órgãos competentes e enviar para a imprensa de todo o país.
⚖️ Além dessas ações, nos reunimos com órgãos públicos, como as secretarias de Ouro Preto, com parlamentares e com outras entidades para denunciar mais essa violação de direitos que ocorre em Antônio Pereira.
Denúncia
📄 No dia 14/07/2023, enviamos um ofício (Notícia de Fato) ao Ministério Público e à Vale falando sobre a poeira. A denúncia foi arquivada com base na justificativa da Vale de que houve a formação de um ciclone extratropical e frente fria que atingiram Minas Gerais no dia 12/07/2023.
A mineradora ainda afirmou que os fortes ventos que atingiram a região provocaram o levantamento de poeira em todo o distrito de Antônio Pereira, entretanto a comunidade relata problemas com poeira há mais de dez anos, causada pela mineração praticada pela Vale na Barragem Doutor, conforme registros na imprensa encontrados pela nossa equipe.
⚠️ Diante disso, estamos tomando providências para apresentar as informações trazidas pelas pessoas atingidas, solicitando o desarquivamento e a consequente continuidade da Notícia de Fato, bem como a adoção de medidas que não coloquem em risco a saúde e segurança das pessoas atingidas.
🤳🏻💬 Se você tiver registros de vídeos, fotos ou mesmo quiser enviar um relato em áudio ou texto sobre como a poeira afeta a sua rotina e qualidade de vida, entre em contato com o Guaicuy pelo telefone ou WhatsApp (31) 97256-2131 ou pelo e-mail: ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?