Instituto Guaicuy

GUAICUY RESPONDE Nº 13 de 19/07/2023 – AÇÕES CIVIS PÚBLICAS DE ANTÔNIO PEREIRA

19 de julho, 2023, por AMICD

Guaicuy Responde
Antônio Pereira

👋🏼📣 Olá, comunidade! Chegamos para responder as principais dúvidas dos moradores e moradoras de Antônio Pereira com a décima terceira edição do Guaicuy Responde.

 

👉🏽 1 – O que é uma Ação Civil Pública?

Uma Ação Civil Pública (ACP) é um processo utilizado para a defesa de interesses coletivos, ou seja, de pessoas que se encontram na mesma situação de ameaça ou violação de direitos. A ACP serve para responsabilizar quem esteja causando danos morais ou materiais ao meio ambiente e a grupos específicos. 

👉🏽 2 – Quais são as Ações Civis Públicas relativas à Barragem Doutor, em Antônio Pereira?

Atualmente existem duas Ações Civis Públicas (ACP) relativas à barragem Doutor. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) é o autor dessas ações, nas quais a mineradora Vale é a empresa ré. Confira:

A ACP Ambiental (nº 5000435-60.2019.8.13.0461), tem como objetivo impedir que a Vale continue a operar a barragem Doutor. Essa ação garante o processo de descomissionamento e a descaracterização da barragem, e a execução do Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração – PAEBM, visando a segurança dos moradores do distrito de Antônio Pereira e outras localidades atingidas pelo  complexo da Mina de Timbopeba.

Já a ACP Social (nº 5000885-66.2020.8.13.0461), trata especificamente da defesa dos Direitos Humanos das pessoas que estavam sendo removidas e dos demais moradores do distrito de Antônio Pereira. É nesta ACP que estão previstos os trabalhos da Assessoria Técnica Independente e do GEPSA. É também nesta ACP que a juíza reconhece como atingidas todas as pessoas de Antônio Pereira e não apenas as que foram removidas.

👉🏽 3 – Qual o objetivo da ACP que trata dos direitos das pessoas atingidas?

Na ACP Social, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), autor da ação, elenca os direitos humanos ameaçados, como direito à moradia, locomoção e saúde, por exemplo. O MPMG listou ainda os danos sofridos, como mudança nos modos de vida da população de Antônio Pereira, incerteza quanto ao futuro e medo generalizado, perda de renda e abalo à saúde física e mental, dentre outros.

Alguns pedidos do MPMG nesta ACP já foram aprovados ou parcialmente aprovados pela justiça, como o bloqueio parcial de bens da Vale, contratação da assessoria técnica para os atingidos, aplicação de medidas emergenciais como prestação mensal emergencial, moradia adequada, assistência psicológica e segurança alimentar das pessoas removidas das Zonas de Autossalvamento (ZAS), além  de estabelecer o GEPSA como perito da justiça e responsável pela realização do diagnóstico social e econômico, elaboração e execução do Plano de Reparação Integral de Danos.

Com essa ACP, o Ministério Público de Minas Gerais objetiva a reparação integral dos danos materiais e imateriais causados pela mineradora Vale às pessoas de Antônio Pereira. A reparação integral significa a restituição, indenização, compensação, mitigação, satisfação, reabilitação e não repetição dos danos. 

Essa informação foi útil pra você? Repasse aos amigos e vizinhos do Pereira. Talvez ela seja útil para mais pessoas! O Guaicuy Responde é um canal de respostas às principais dúvidas das pessoas atingidas!

📱 Se você quer enviar sua pergunta para o Guaicuy, entre em contato com a gente pelo telefone ou WhatsApp (31) 9 7256-2131 ou pelo e-mail ati.antoniopereira@guaicuy.org.br .

Estamos à disposição de todas as pessoas do distrito! Acompanhe também nossos conteúdos pelo site guiacuy.org.br e pelas nossas redes sociais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!