Olá, comunidade!Você sabe o que faz um Assessoria Técnica Independente? Ela é um direito de todas as pessoas atingidas por barragens! Pensando nisso, nós do Instituto Guaicuy – Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira – responderemos algumas dúvidas enviadas pela comunidade. Vamos lá?!
Perguntas
A Vale não me reconhece como pessoa atingida. O que devo fazer?
Em decisão judicial do dia 19 de agosto de 2022, a juíza Kellen Cristini de Sales e Souza reconheceu todos os moradores de Antônio Pereira como atingidos, e não apenas as pessoas que foram removidas das ZAS (Zonas de Autossalvamento). Caso não seja reconhecido pela Vale, será preciso fazer um cadastro e o levantamento dos danos sofridos. O cadastramento e levantamento de danos serão feitos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEPSA/UFOP, que é a entidade técnica multidisciplinar vinculada à juíza.
No caso das pessoas removidas, como será o atendimento?
Está previsto no planejamento de atividades do Instituto Guaicuy o atendimento das pessoas removidas da ZAS, para verificarmos se a Vale está cumprindo com as medidas emergenciais determinadas pela juíza. No mês de março contrataremos mais profissionais para atender vocês, e então iniciaremos o agendamento desses atendimentos. Lembramos ainda que teremos uma sede em Antônio Pereira e outra em Mariana.
Tem alguma dúvida sobre o nosso trabalho em Antônio Pereira? Pode entrar em contato com a gente pelo e-mail ati.antoniopereira@guaicuy.org.br ou pelo telefone (31) 9 7161 – 0567.
Estamos à disposição de todas as pessoas do distrito! Não deixe de acompanhar nossos conteúdos pelo site guiacuy.org.br e pelas nossas redes sociais.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais!
O que você achou deste conteúdo?