Iniciado no dia 5 de setembro de 2024 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP), o cadastro será aplicado ao longo das atividades do GEPSA no território.
💻Confira mais informações sobre o cadastro
É o levantamento das perdas e danos sofridos e a identificação das pessoas atingidas pelo risco de rompimento e obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale, em Antônio Pereira.
O objetivo é conhecer quem são as pessoas atingidas (titulares de direitos) e os danos que elas sofreram para, então, propor formas adequadas de reparação, por meio de instrumentos como o Diagnóstico Socioeconômico, a Matriz de Danos e o Plano de Reparação Integral – que serão produzidos pelo GEPSA.
As famílias que foram removidas da Zona de Autossalvamento (ZAS).
📝As pessoas que já moravam em Antônio Pereira na época do acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Doutor (1º de abril de 2020);
📝Também poderão ser cadastradas as pessoas que não moram no distrito, mas possuem ou possuíam vínculo de trabalho e renda e/ou patrimonial na época do acionamento do PAEBM.
No momento do cadastro todas as pessoas da família, inclusive as crianças e idosos, devem ter em mãos:
🔸documento pessoal com foto e CPF (para identificação de cada integrante dos núcleos familiares);
🔸certidão de óbito daquelas pessoas do núcleo familiar que já tenham falecido;
🔸documentos dos imóveis que integram o patrimônio imobiliário de cada pessoa atingida.
⚠️ Atenção: durante o cadastro, se você não entender bem a pergunta ou alguma palavra, peça ao aplicador ou aplicadora para explicar melhor. ✍🏽 Também certifique-se de que entendeu bem todo e qualquer documento antes de assiná-lo.
Esse é um momento importante do processo de reparação dos danos causados pela Vale, então programe-se para receber a dupla de aplicadores do cadastro do GEPSA no dia e horário previamente agendados e evite marcar outros compromissos no mesmo dia.
🗓️ O dia, local e horário da aplicação do Cadastro serão agendados com antecedência pelo GEPSA.
🪪No dia do cadastro a equipe estará devidamente identificada com crachá do GEPSA.
❓❔❓ Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o grupo. Os telefones são: (31) 99077-2048, (31) 99074-1802 ou (31) 99074-4713.
✊🏾 Nós, do Instituto Guaicuy, seguimos atentos às principais dúvidas da comunidade para garantir o acesso às informações e participação popular no processo de reparação.
📲 O telefone para falar com o Instituto Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?