👋🏼📣 Olá, Comissão de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o nosso Informe Especial nº 21.
Nós, do Instituto Guaicuy, demos início à produção do documentário sobre a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira. Como apresentamos na última reunião (13/9), o filme será um curta metragem, com duração de até 15 minutos, e terá o objetivo de apresentar a Comissão, sua história e seu propósito.
A ideia é que cinco pessoas representam o território atingido de Antônio Pereira:
🎬 1 pessoa da região da Pedreira, Igreja Queimada, Centro Histórico e Lapa;
🎬 1 pessoa da região de Ribeirinhos e Tabuleiros;
🎬 1 pessoa da região da Baixada, Projetadas, Loteamento Dom Luciano;
🎬 1 pessoa da região da Vila Residencial Antônio Pereira;
🎬 1 pessoa da região removida da Zona de Autossalvamento.
Essas mesmas pessoas também devem representar a diversidade do povo atingido (mulher, homem, jovem, idosa/o, branca/o, negra/o etc.). O mais importante, porém, é o desejo, de cada uma das cinco pessoas, de participar do filme.
Além dos membros da Comissão, pretendemos ter como fontes: uma pessoa do Instituto Guaicuy; uma pessoa do MPMG; uma pessoa da CAO-CIMOS. Todas para reforçarem a legitimidade da Comissão.
Chegou a hora de definir quem serão essas cinco pessoas. As entrevistas devem acontecer entre os dias 21 de setembro e 15 de outubro, caso contrário não teremos tempo o suficiente para lançar o filme ainda este ano. Então, contamos com vocês para nos indicarem os cinco nomes até sexta-feira, dia 20.
O filme deve começar com uma pessoa falando do início da Comissão. A partir daí cada pessoa vai trazer a relação entre sua própria história e a luta coletiva, com destaque para o que a leva a estar nesta Comissão. Com isso, de maneira contínua, será apresentada a história da comissão. No desfecho do documentário pretendemos evidenciar o propósito da Comissão de Pessoas Atingidas como sendo a reparação integral no sentido de esperançar, trazer ânimo para a luta coletiva.
Vocês podem definir os nomes e enviar aqui mesmo, neste grupo. Assim que possível a equipe de Comunicação do Guaicuy entrará em contato com cada uma das cinco pessoas para preparar para as entrevistas.
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?