👋🏼📣 Olá, comunidade de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o nosso Informe Especial nº 23.
Antes de 2019, a população de Antônio Pereira já sofria com os impactos causados pelas nuvens de poeira de mineração, que têm origem na Barragem Doutor, da Vale. Após essa data, foi identificado o risco de rompimento da barragem e, desde então, a população do distrito assiste ao agravamento do problema devido às obras de descaracterização do local.
Aumento do fluxo de caminhões, doenças respiratórias, danos econômicos e medidas de contenção ineficazes por parte da mineradora estão entre as principais denúncias feitas pelas moradoras e moradores da comunidade.
Todos os anos, essas denúncias são feitas à imprensa e aos órgãos de segurança e Justiça. Apesar da luta pela qualidade do ar já ter completado mais de uma década, a população segue lutando por justiça e reparação.
Nós, do Instituto Guaicuy, enquanto Assessoria Técnica Independente das pessoas atingidas pela Barragem Doutor, recebemos relatos diários dos adoecimentos e outros danos causados pela poeira de mineração. Os pedidos de ajuda para denunciar o problema chegam em atendimentos individuais, nas reuniões com a comunidade e por meio de vídeos e áudios nos grupos de WhatsApp gerenciados pela ATI.
Diante disso, em 2023, levamos as denúncias adiante por meio de uma reportagem no nosso site e como sugestão de pauta que foi divulgada na imprensa da região de Mariana e Ouro Preto. Também levamos as denúncias até o Ministério Público de Minas Gerais, que prosseguiu com uma notícia de fato que ainda tramita na 1º Promotoria de Meio Ambiente de Ouro Preto. As denúncias foram enviadas ainda para:
🔸Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Ouro Preto (SEMMADS)
🔸Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD)
🔸Polícia Civil
🔸Polícia Militar de Meio Ambiente
Este ano, a queimada de grandes proporções, que teve início no último sábado, dia 28, nos arredores das obras de infraestrutura da Barragem Doutor, agravou ainda mais a situação. “Não é fácil, não, lidar com essa poeira, mais queimada, mais sujeira, falta d’água. Tá bravo!”, desabafa o morador Agenor Magalhães.
Preparamos um vídeo para fortalecer, mais uma vez, a denúncia e ampliar o alcance das vozes de quem vive o drama dos danos causados pela poeira de mineração o ano todo, 24h por dia.
Assista e compartilhe 👆🏼
📲 O telefone para falar com o Instituto Guaicuy é (31) 97256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?