Instituto Guaicuy

Informe Especial nº 25

24 de outubro, 2024, por Mariana Viana

Informe Especial
Antônio Pereira

👋🏼📣 Olá, comunidade de garimpeiras e garimpeiros tradicionais de Antônio Pereira!  Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o nosso Informe Especial nº 25.

 

✍🏻 📄 Oficina de Cartografia Social e apresentação do plano de trabalho 

No início deste mês, as garimpeiras e os garimpeiros tradicionais de Antônio Pereira foram apresentados para a antropóloga Ana Paula Lessa Belone, perita contratada pelo Ministério Público de Minas Gerais para elaboração do laudo antropológico da comunidade garimpeira. Agora, chegou o momento de começar as atividades com a população.  

Por isso, as garimpeiras e os garimpeiros tradicionais estão sendo convidados para participar de uma reunião com a perita no 26 de outubro, próximo sábado, às 14h, na igreja Assembleia de Deus, do pastor Alceu, que fica localizada na Rua Travessa da Lagoa, s/n, próximo da Unidade Básica de Saúde (UBS)

O objetivo do encontro é a aplicação de uma ferramenta de Diagnóstico Rápido Participativo. Em resumo, essa ferramenta é uma oficina de Cartografia Social. Além disso, Ana Paula Belone fará a apresentação do plano de trabalho para elaboração do laudo antropológico. 

O encontro dos garimpeiros com a perita também é um momento para que a antropóloga conheça mais sobre as especificidades do garimpo tradicional praticado em Antônio Pereira. A comunidade está se organizando para fazer uma simulação de como é a extração do ouro, evidenciando os conhecimentos ancestrais que são passados através das gerações em harmonia com a natureza e reforçando o elo com o território.  Participe!  

📍 O que é a Oficina de Cartografia Social?

É uma ferramenta de Diagnóstico Rápido Participativo. Na oficina de Cartografia Social, as pessoas irão desenhar o território, indicando as principais referências naturais e culturais; os elementos comunitários, os rios, caminhos, locais de trabalho, lugares de memória, os pontos de conflito e as atuais situações de proibições de acesso pela Vale.

📍 O que é um plano de trabalho?

É um planejamento, com previsão de datas, de todas as atividades que a perita precisará realizar para levantamento dos dados sobre os garimpeiros. A partir dessas informações, Ana Paula Belone irá escrever o laudo antropológico. De acordo com a perita, os trabalhos sobre o laudo tiveram início no dia 10 de outubro e acontecerão durante os próximos quatro meses.  

O plano de trabalho também apresenta, detalhadamente, quais atividades serão realizadas com a comunidade garimpeira, os objetivos, datas e horários.  

📍 O que é um laudo antropológico?

É um documento com informações técnicas, fundamental para reconhecimento da tradicionalidade de Povos e Comunidades Tradicionais, como é o caso dos garimpeiros tradicionais de Antônio Pereira, que há 300 anos conta o garimpo artesanal e tradicional para enfrentar o desemprego e manter os laços comunitários entre a população garimpeira do distrito. 

💬🤳🏻 Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a sua Assessoria Técnica Independente pelo telefone e WhatsApp: (31) 97256-2131 ou pelo e-mail ati.antoniopereira@guaicuy.org.br

🫱🏻‍🫲🏼 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!