👋🏼📣 Olá, Comissão de Antônio Pereira. Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o nosso Informe Especial nº 26.
Amanhã, dia 5 de novembro, completam-se nove anos de luta do povo atingido, desde o rompimento da Barragem de Fundão, de propriedade da Samarco, Vale e BHP, em Mariana. Muitas conquistas foram alcançadas ao longo de tantos anos de luta. Em Mariana, a população dos distritos atingidos, organizada em uma Comissão de Pessoas Atingidas, conquistou o direito à Assessoria Técnica Independente; conquistou também a não permuta, a partir da qual as mineradoras não puderam “comprar” com lama as propriedades das famílias atingidas, que seguem donas de seus imóveis de origem; além do direito aos reassentamentos familiares e/ou coletivos.
Estas e outras vitórias abriram caminho para a mudança na legislação e para outros direitos conquistados tanto por meio da lei nº 23.795/2021, que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens de Minas Gerais (PEAB/MG), quanto da lei nº 14.755/2023, que estabelece a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).
✊🏾 Essa também é uma luta da população de Antônio Pereira, que é atingida duplamente – pelos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão e pelo risco de rompimento da Barragem Doutor. Participe das atividades de mais esse marco para a população atingida! Veja a programação:
18h às 22h – Abertura da exposição “Como contar o tempo que não volta?”
📍Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP) em Mariana.
🗓️ 9h – Ato em memória das pessoas que morreram em decorrência do rompimento da Barragem de Fundão e em atenção a não repetição dos danos diante do Projeto Longo Prazo, da Samarco
📍Bento Rodrigues de origem
🗓️ 9h – Plenária para debater a Repactuação e os direitos dos atingidos
📍 Arena Mariana
🗓️ 14h30 – Concentração para a marcha pelos direitos dos atingidos
📍 Centro de Convenções, AV. Getúlio Vargas, 110 em Mariana
🗓️ 16h – Intervenção e Projeção Visual
📍 Praça Minas Gerais e Praça Gomes Freire em Mariana
🗓️ 7h – Distribuição de mudas pela Escola Família Agrícola Paulo Freire
📍EFA em Acaiaca
🗓️ 18h – Encerramento da exposição “Como contar o tempo que não volta?”
📍Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP) em Mariana
A programação é fruto de uma parceria entre a Comissão de Pessoas Atingidas pela Barragem de Fundão de Mariana (CABF), a Cáritas MG | ATI Mariana, o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Conflitos em Territórios Atingidos (CONTERRA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA).
📲 O telefone para falar com o Guaicuy é (31) 9.7256-2131. Você pode ligar, mandar uma mensagem pelo WhatsApp ou enviar um e-mail para ati.antoniopereira@guaicuy.org.br
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?