👋🏼📣 Olá, comunidade de Antônio Pereira! Aqui é o Guaicuy, a sua Assessoria Técnica Independente. Confira o nosso Informe Especial nº 27.
Amanhã, dia 7 de novembro, o documentário “Quanto vale o que não tem preço?”, que conta a história de pessoas que sofrem os danos causados pela Barragem Doutor e foram removidas da Zona de Autossalvamento de Antônio Pereira, será apresentado na Universidade de Carleton, no Canadá. Após a exibição, será formada uma mesa-redonda com algumas convidadas especiais, entre elas a coordenadora da equipe de Comunicação Social da ATI Antônio Pereira, Hariane Alves Santos, que irá participar de forma remota, representando o Instituto Guaicuy.
O filme, que já tem mais de 20 mil visualizações em plataformas digitais, também foi exibido na Lancaster University, na Inglaterra, no dia 30 de outubro. A divulgação internacional do filme é uma forma de fortalecer a luta das famílias que enfrentam desafios cotidianos em decorrência dos danos provocados pela mineração predatória em Antônio Pereira.
➡️ Assista, curta e compartilhe o documentário
07/11/2024, às 18h30 – Exibição e mesa de conversa na Universidade de Carleton, no Canadá.
18/11/2024, às 14h – Exibição do documentário “Quanto vale o que não tem preço?” e mesa aberta com participação de Zélia Prado e Rogério Carvalho, que são pessoas removidas da ZAS. Além de Hariane Alves, coordenadora de comunicação na ATI Antônio Pereira. O evento será realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (ICSA/UFOP, em Mariana).
26/11/2024, às 14h – Exibição do documentário e mesa aberta com participação da diretora do Instituto Guaicuy, Carla Wstane; da gerente do projeto da ATI Antônio Pereira, Izabella Resende, e da coordenadora de Comunicação Social da ATI Antônio Pereira, Hariane Alves. A atividade acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
🎥 O filme foi lançado em uma mostra presencial em Antônio Pereira, em julho de 2024, com a participação de cerca de 150 pessoas atingidas de Antônio Pereira, parceiros, GEPSA e movimentos sociais.
🎥 O documentário está integrando o acervo da FIOCRUZ;
🎥 O filme também foi lançado em inglês, no congresso WTF Labour Law Summer Camp, na Itália, além de ser enviado para mailing do Sistema Interamericano de Direitos Humanos;
🎥 A produção foi pauta de matérias do Jornal A Sirene, Brasil de Fato, Jornal Lampião, Rádio Itatiaia, jornais locais e rádios comunitárias de Antônio Pereira;
🎥 Em outubro, a versão em inglês “The Cost of Vale – Voices from the brink of disaster” entrou na newsletter da rede de Harvard, Democratizing Work, enviada para mais de 5 mil pessoas em todo o mundo;
🎥 O filme vai ser exibido no workshop global do Democratizing Work em 2025.
📲 Em caso de dúvidas entre em contato com nosso acolhimento digital pelo telefone e WhatsApp (31) 97256-2131.
🤝 Lembramos sempre que o Guaicuy tem lado: o lado das pessoas atingidas!
O que você achou deste conteúdo?