O tempo inteiro você está ameaçado pelo medo da ruptura. E esse medo toma dimensões muito maiores” (Ronald Guerra, vice-presidente do Guaicuy)
Ronald Guerra, mais conhecido como “Roninho”, durante muito tempo, junto do projeto Manuelzão, acompanhou a população de Ouro Preto nos enfrentamentos pela preservação do meio ambiente. Hoje, como parte do Guaicuy, acompanha a luta pelos direitos dos moradores de Antônio Pereira atingidos pelas consequências das movimentações na Barragem Doutor.
Em visita ao distrito, Roninho fala na realidade de Antônio Pereira que vivencia as incertezas ocasionadas por uma barragem em risco e pela dependência da mineração. No vídeo, Roninho ainda fala sobre o papel e a importância da atuação do Instituto Guaicuy como Assessoria Técnica Independente (ATI).
As ATIs são uma vitória popular na luta pela equiparação nos processos de reparação de desastres com grandes impactos socioambientais. Em Minas Gerais, desde o começo de 2021, o acompanhamento da ATI é um direito garantido por lei a todas as pessoas que são atingidas por barragens. A comunidade de Antônio Pereira tem tido sua vida alterada devido aos transtornos ocasionados pela Barragem do Doutor (da Vale S.A), sua operação e agora o descomissionamento.
“As pessoas não sabem quando serão ressarcidos dos danos causados. Houveram várias remoções de famílias das zonas de auto salvamento. Essas remoções causam um impacto muito grande, cerca de 300 famílias foram removidas de suas casas, retiradas do seu espaço territorial, da sua relação cultural, de todo um processo de convivência no território”, afirma Roninho.
O que você achou deste conteúdo?