Nossa atuação é especialmente por meio de reuniões periódicas com núcleos comunitários que são espaços com as pessoas de determinada região para debater questões vinculadas aos processos judiciais que tratam do rompimento da barragem.
No mapa abaixo você pode navegar pelas comunidades de Biquinhas e outros municípios atingidos na Bacia do Paraopeba e Região de Três Marias.
No acordo assinado por Vale, Governo de Minas Gerais e Instituições de Justiça está previsto no Anexo 1.3 a destinação de R$ 60,8 milhões para o município de Biquinhas. Este valor será destinado a projetos executados diretamente pela Vale e escolhidos pelo Comitê de Compromitentes (Instituições de Justiça e Estado de Minas Gerais).
Para fins de comparação, em 2020 o município arrecadou R$ 17,4 milhões. Ou seja, o recurso destinado pelo acordo para Biquinhas é equivalente a 349,4% do total da arrecadação em 2020, quase 4 vezes maior que o valor da receita de 2020.
Clique aqui e entenda como os valores estão distribuídos
Desde 2019 o Instituto Guaicuy recolheu e sistematizou através da realização de Diagnósticos Rápidos Participativos e do acolhimento aos atingidos diversas demandas ligadas ao impacto do rompimento da barragem no rio Paraopeba. Ressaltamos que a listagem a seguir não é definitiva, mas um indicativo das demandas das comunidades.
Entre em contato com a Articulação Institucional do Guaicuy
Paula Oliveira
paula.oliveira@guaicuy.org.br
Nísio Miranda
nisio.miranda@guaicuy.org.br
O que você achou deste conteúdo?