Instituto Guaicuy

Boletim Covid: municípios seguem sem avanço no plano Minas Consciente

20 de maio, 2021, por Comunicação Guaicuy

A discreta melhora no número de infecções por Covid-19 e aumento de notificações em algumas cidades pode ter sido um fator determinante para a manutenção da classificação. No Boletim Covid dessa semana, todos os municípios do baixo Paraopeba e da região do Lago de Três Marias seguem na Onda Vermelha do programa do Governo Estadual. Veja os números da atualização epidemiológica entre os dias 09 e 15 de maio.

Na mais recente avaliação do Comitê Extraordinário Covid-19, feita no dia 14 de maio, foi definido que todos os municípios das áreas 4 e 5 devem permanecer na Onda Vermelha do plano Minas Consciente. Dessa forma, esta é a segunda semana consecutiva sem que as cidades apresentem melhora desde o último período de avanço dentro do programa.

Confira o Boletim Covid 

Dos 10 municípios assessorados pelo Guaicuy, dois seguem como destaque no que diz respeito ao aumento no número de notificações positivas por Covid-19, são eles: Pompéu, que nesta semana apresentou 144 casos, um aumento de 64 notificações a mais se comparado ao levantamento da semana anterior, e Curvelo, com 112 casos, 27 a mais que o último registro. 

Apesar de uma leve melhora em algumas localidades, os números são considerados ainda altos. É o caso de Três Marias, que apesar da queda no número de notificações nesta semana, totalizando 32 a menos que o último levantamento, apresentou um total de 72 casos na mais recente avaliação.  

Desta forma, as orientações referentes às restrições da Onda Vermelha seguem nesta semana como, por exemplo, manter a distância de outras pessoas de pelo menos três metros, máximo de 30 pessoas por evento e o limite de ocupação de hotéis em 50% da ocupação.

Gestação e Vacinação da Covid-19

No dia 10 de maio, a Anvisa recomendou a suspensão imediata da aplicação, em mulheres gestantes, da vacina AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz.

O uso de vacinas em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios dela para a paciente. E, de acordo com a bula atual desta vacina, não é recomendado o uso por gestantes sem orientação médica. Mas existe uma outra vacina que pode ser aplicada em gestantes, a CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butatan. 

Esteja sempre atento aos grupos que estão sendo vacinados, caso tenha chegado o momento da sua faixa etária, vacine-se! 

E é muito importante lembrar: mesmo para aqueles que já receberam as doses da vacina, é fundamental manter as medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso da máscara. 

Cuide-se, a pandemia ainda não acabou. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!