Instituto Guaicuy

Boletim Epidemiológico: municípios do baixo Paraopeba e entorno da represa de Três Marias apresentam dificuldades no controle da pandemia

10 de junho, 2021, por Comunicação Guaicuy

Maioria dos municípios do Baixo Paraopeba e do entorno da represa de Três Marias que são assessorados pelo Instituto Guaicuy apresentaram aumento no número de pessoas infectadas nesta semana. Confira o Boletim Epidemiológico do dias entre os dias 30 de maio e 05 de junho. 

No mais recente levantamento feito pelo Comitê Extraordinário Covid-19, os municípios da área 4 (Curvelo e Pompéu) e 5 (Três Marias, Felixlândia, Abaeté, Morada Nova de Minas, Martinho Campos, Paineiras, Biquinhas e São Gonçalo do Abaeté) seguem na Onda Vermelha do plano Minas Consciente. 

Nesta semana, seis municípios apresentaram mais casos confirmados se comparados à semana anterior, são eles: Curvelo, Pompéu, Abaeté, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia e Paineiras. 

A cidade de Curvelo se destacou com 190 novos casos no mais recente levantamento, contra 40 na avaliação anterior, ou seja, um crescimento de 150 notificações positivas, totalizando 4309 casos ao longo da pandemia. Pompéu também foi destaque com 244 novos casos. “Um grande número de novos casos é capaz de colapsar os sistemas de saúde municipais”, explica Fagner Toledo, integrante da equipe de Saúde e Assistência Social do Instituto Guaicuy.

Confira o Boletim Epidemiológico

O período de feriado Corpus Christi, no dia 03 de junho, pode impactar diretamente os dados divulgados nesta semana. “Os números apresentados neste boletim, ainda que estejam demonstrando um aumento, estão claramente subnotificados, pois muitos municípios das áreas 4 e 5 não divulgaram dados durante o feriado e final de semana”, completa Toledo.

Qual a melhor vacina? 

A resposta é simples: a vacina que estiver disponível para o seu grupo ou faixa etária. É importante se vacinar assim que possível! 

Muitas pessoas estão preocupadas com qual vacina será administrada em seu corpo. Isso acontece porque as vacinas apresentam diferentes tecnologias de produção e efeitos colaterais. No entanto, todas as vacinas que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são igualmente seguras e eficazes no controle de casos graves da Covid-19. 

As vacinas disponíveis no Brasil tem tecnologias próximas que não interferem na qualidade ou na imunidade e são capazes de combater o vírus. Em relação aos efeitos colaterais, podem aparecer em qualquer uma das vacinas, bem como outros medicamentos ou imunizantes. 

Os efeitos colaterais mais comuns são dor, vermelhidão ou inchaço no lugar da aplicação. Também podem surgir sintomas como cansaço, dores de cabeça e musculares, arrepios e febre baixa. Nesses últimos casos, é possível controlar os efeitos com uso de medicamentos que sejam de rotina do paciente. No entanto, sempre que houver dúvidas ou agravamento de qualquer sintoma, o indicado é consultar um médico. 

Mesmo as pessoas que já tiveram acesso às duas doses da vacina, continua sendo fundamental manter as medidas de prevenção como o distanciamento social, o uso do álcool 70% e da máscara.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!