Equipe de Saúde e Assistência Social do Guaicuy lança uma série de boletins com informações sobre saúde para as pessoas atingidas. A série prevê, ao todo, oito boletins.
Falar e cuidar da saúde é muito importante em todas as fases da vida. A questão fica ainda mais delicada quando se trata da saúde de pessoas que tiveram suas vidas reviradas após o rompimento da barragem da Vale que atingiu comunidades da Bacia do Paraopeba, da região do Lago de Três Marias e do Rio São Francisco. Pensando em todo esse cenário e no papel da Assessoria Técnica Independente (ATI) de promover a participação informada às pessoas atingidas, a equipe de Saúde e Assistência Social do Instituto Guaicuy elaborou uma série de boletins informativos.
O material têm a intenção de contribuir com as pessoas atingidas com informações a respeito das alterações na saúde que podem acontecer a partir do contato com metais pesados e materiais tóxicos, originários do rompimento da barragem da Vale, ou devido a outras situações ocasionadas pelo rompimento como a perda de renda e as alterações no modo de vida. Assim como explicar as medidas a serem tomadas quando uma mudança no estado de saúde é percebida – além de falar sobre as medidas que estão sendo adotadas pelo Guaicuy para assessorar as comunidades.
Este é o primeiro boletim de uma série de oito que será periodicamente divulgada pelo Guaicuy. O tema que inaugura os boletins informativos da saúde são as alterações de pele: o que são as dermatites, porque acontecem, o que fazer caso surja alguma modificação na pele.
Também explicamos se as alterações podem ser devido ao contato com materiais tóxicos ou metais pesados, e o que foi levantado até o momento pelo Guaicuy junto às pessoas atingidas sobre as modificações na pele após o rompimento da barragem da Vale.
As alterações na pele (dermatológicas) são comuns e possuem causas bem diversas, podendo impactar a qualidade de vida. Existem diversas doenças que causam mudanças na pele que podem estar relacionadas apenas com a pele, ou ser um sintoma de doenças que envolve vários órgãos do corpo .
Por isso, é difícil a identificação do que causa uma alteração na pele, sendo importante o levantamento de várias informações, como quando começou, se houve alteração ao longo dos dias, localização e distribuição pelo corpo, formato, presença ou ausência de crostas, descamação, coceira, entre outros sintomas. Todas essas informações são importantes para o diagnóstico, além da avaliação do médico e do auxílio de exames clínicos.
Confira aqui o boletim Nº1 (sobre alterações na pele) na íntegra!
O que você achou deste conteúdo?