Instituto Guaicuy

CAMF/PUC Minas informa encerramento das atividades

21 de julho, 2022, por Instituto Guaicuy

CAMF/PUC Minas informa encerramento das atividades

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) informa encerramento das atividades como Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico (Camf) no processo de reparação das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. 

A instituição entrou no processo em abril de 2020, a convite das Instituições de Justiça (Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Minas Gerais), para acompanhar o trabalho das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) que atendem as regiões atingidas de Brumadinho até o entorno do reservatório de Três Marias – Instituto Guaicuy, Aedas e Nacab. O encerramento das atividades da Camf/PUC Minas no Projeto Paraopeba seguiu o prazo estipulado no Acordo de Cooperação.  

O acompanhamento da PUC Minas foi essencial para manter o rigor no cumprimento do plano de trabalho e controlar os recursos financeiros. Embora a instituição não esteja mais à frente desta coordenação, afirma sobre a continuidade do compromisso com a causa e ressalta que o trabalho das ATIs não pode parar

Ninon de Miranda, enfermeira do departamento de enfermagem da PUC Minas, relata que “a comunidade acadêmica aprendeu o que as mineradoras têm feito nas nossas Minas Gerais. Estão moendo as montanhas, moendo a vida das pessoas, moendo os sonhos e os projetos. É muito sério”.

No vídeo Roda de Conversa, a enfermeira declara: “a gente fecha o projeto com o sentimento de dever cumprido e o sentimento de que ainda há muito a caminhar”.

Próximos passos

Após fim do prazo estipulado pelo Acordo de Cooperação, as Instituições de Justiça deliberaram pela contratação de nova entidade para executar as tarefas de coordenação metodológica, substituindo a PUC Minas pela Lataci Research Institute, para o desenvolvimento das atividades por 24 meses.

O LATACI Research Institute (LRI) é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que irá acompanhar, monitorar e avaliar os planos de trabalhos das assessorias técnicas independentes conforme os termos do Acordo Judicial celebrado em fevereiro de 2021. O objetivo é promover o alinhamento técnico, metodológico e financeiro entre as entidades, visando a transparência e o bom uso dos recursos. 

O Instituto Guaicuy continua ao lado das pessoas atingidas na luta pela reparação integral. Tem alguma dúvida? Fale com a gente pelo (31) 97102-5001.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!