Instituto Guaicuy

Cartas de Luta #3 – Eunice Ferreira Godinho

25 de janeiro, 2022, por Christiano Amaral

Hoje, dia 25 de janeiro de 2022, completam-se três anos de um dos piores crimes da história do Brasil. 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério da Vale S.A. invadiram casas, terrenos, sonhos e mataram 272 pessoas. O rompimento da barragem atingiu de diferentes formas comunidades ao longo da Bacia do Paraopeba e da região do Lago de Três Marias, causando diversos danos ambientais e sociais.

Para contar um pouco dessa história, pessoas que vivem nas atingidas assessoradas pelo Guaicuy escreveram Cartas de Luta sobre o que vivem desde que o rompimento.

Cartas de Luta #3 – Eunice Ferreira Godinho

Permitam me apresentar. Sou Eunice Ferreira Godinho, atingida pelo crime da Vale em Brumadinho. Que fez com que a lama chegasse até mim e a todos na comunidade de Cachoeira do Choro, em Curvelo, Minas Gerais.

Chegou trazendo a lama, lama essa que não pediu licença para entrar e ficar em nossas vidas. Destruindo assim sonhos e projetos, realizados e em construção. Tirando de nós a alegria de ter encontrado o cantinho tão sonhado, de ter se encantado com um rio tão imponente, que foi ferido como todos nós, e que ainda sangra todos os dias sem que ninguém o cuide e nem a nós.

São três anos de dor, gemidos e lágrimas, porque os homens grandes (arrogantes e soberbos), não conseguem ou não querem se curvar para ouvir o gemido dos pequenos homens, (humildes).

Homens estes que apenas querem que a justiça aconteça de forma integral e íntegra, porque o que temos até aqui é uma justiça falha e covarde, que faz deste crime uma ferramenta para lucrar com a dor e sofrimento de quem está tentando limpar a lama de suas vidas.

Mas assim como o rio, com toda sua dor ainda corre, também lutaremos e não mais sozinhos, teremos sim a força daqueles que não tiveram lama nos quintais de suas vidas. Mas que se unirão a nós, nos ajudando a limpar os nossos quintais. Me refiro a você! Deixo meu abraço limpo sem lama!

Eunice Ferreira Godinho
Cachoeira do Choro – Curvelo (MG)

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!