Instituto Guaicuy

Guaicuy lança cartilha sobre a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira

20 de junho, 2024, por Ellen Joyce Marques

Intitulada “Organização e luta coletiva”, a cartilha, lançada neste mês de junho, destaca o papel da Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira. A comissão é uma das mais importantes instâncias de luta por uma reparação integral e justa para essa população que enfrenta os danos causados pelo risco de rompimento e obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale.

O modelo de organização que instaura a comissão fortalece a luta por direitos, pois promove a participação popular no processo judicial de reparação dos danos causados às pessoas atingidas. A comissão é, portanto, um importante espaço de deliberação coletiva.

Antônio Pereira já tem comissão!

Criada em 2019, a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira, ao lado de toda a comunidade, já travou batalhas significativas e já alcançou importantes conquistas. A luta e o alerta da Comissão asseguraram o reconhecimento do risco causado pela Barragem Doutor, construída a montante e, assim, garantiu, por meio de uma Ação Civil Pública Ambiental, que as atividades da barragem fossem suspensas e que ela fosse descaracterizada. Essa, e outras conquistas são apresentadas na cartilha. 

Com a demora de efetividade da reparação integral, a comissão precisou passar por um momento de revitalização para continuar enfrentando, cotidianamente, conflitos socioambientais e o desgaste de todo o processo judicial. Isso significa ânimo novo! Movimento fundamental para revigorar essa importante instância de luta pela reparação.

Para apoiar esse processo de auto-organização da comunidade, o Instituto Guaicuy, que atua como Assessoria Técnica Independente da população do distrito desde dezembro de 2022, vem trabalhando, em reuniões de núcleos comunitários, o conceito e a importância da Comissão de Pessoas Atingidas. O debate sobre o tema teve como eixo central a necessidade de revitalização, ampliação e fortalecimento da comissão. Esse processo de revitalização da Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira ocorreu entre os meses de novembro de 2023 e abril de 2024. Como resultado desses esforços, a primeira reunião da comissão revitalizada aconteceu na última segunda-feira, dia 17 de junho. 

Ao final da cartilha um glossário com termos e expressões que geralmente são usados, mas nem sempre são explicados, busca ampliar a compreensão a respeito de conceitos-chave como reparação integral, descaracterização de barragem, direitos humanos e Zona de Autossalvamento, por exemplo.

Além da versão digital, a cartilha tem a tiragem de mil impressões que serão distribuídas gratuitamente para a população do distrito. Leia a cartilha, saiba mais, conheça e apoie a Comissão de Pessoas Atingidas de Antônio Pereira. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!