Chuvas em Minas Gerais: Confira o sexto boletim informativo do Guaicuy!
As chuvas deram uma trégua no final de semana e Minas Gerais finalmente pôde se mobilizar para o controle dos danos causados pelo aumento do volume de água. A região do Baixo Paraopeba e da Represa de Três Marias foi atingida por muitos alagamentos e alguns dos locais foram isolados devido à destruição de pontos nas rodovias.
Hoje (17), após um final de semana predominantemente ensolarado, não ocorreram maiores estragos, não há mais isolamentos e o número de pessoas desalojadas se manteve estável, de acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais. Ainda assim, há muito que ser feito. Confira o sexto boletim do Instituto Guaicuy trazendo informações atualizadas a respeito das áreas 4 e 5 do Paraopeba.
Ainda há bairros com casas alagadas, de acordo com a Defesa Civil de Abaeté. Segundo Rossini Curi Gontijo, secretário de assistência social de Abaeté e responsável pelo órgão da Defesa Civil, não choveu na cidade durante o fim de semana. O Ribeirão Marmelada, que corta a cidade, ainda está muito cheio, o que vem causando os pontos de alagamentos na cidade.
Ainda com residências alagadas, o Rio Pará finalmente baixou e algumas das casas que possuem acesso à água deram início às limpezas. A comunidade da aldeia Fundinho segue sem energia há quase uma semana e, com isso, ainda há a necessidade de buscar água em outras localidades.
A Usina Hidrelétrica de Três Marias segue com as comportas abertas e dando vazão ao excesso de água na represa. Ainda assim, as comunidades que residem ao longo do Rio São Francisco demonstram preocupação com a quantidade de água que continua entrando no reservatório.
Após ter muitos de seus acessos bloqueados ou destruídos pela correnteza do Rio Pará, o município finalmente conseguiu liberar a maioria das pontes que haviam sido prejudicadas. De acordo com a Prefeitura de Pompéu, as pontes do Rio Pará, do Rio São Francisco, do Córrego das Porteiras, e do Rio Paraopeba foram liberadas hoje, segunda-feira (17). Ainda seguem interditados o barramento da UHE Retiro Baixo e a Ponte do Canabrava, que se rompeu.
A comunidade de Paraíso relatou que as águas da represa continuam subindo e gerando preocupação nos moradores, já que o nível da água vem se aproximando das residências.
Após um fim de semana com uma quantidade reduzida de chuvas, o período chuvoso ainda não chegou ao fim. A Defesa Civil de Minas Gerais recomenda que a população permaneça alerta, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado anunciando que existe a possibilidade de novas tempestades e alagamentos nos próximos dias em mais de 100 cidades mineiras.
Enquanto a situação se mantém estável, o Instituto Guaicuy permanecerá alerta e informando qualquer novidade.
O que você achou deste conteúdo?